Cultura

Dia Nacional do Samba: onde assistir online à tradicional Festa do Trem no Rio

Dia Nacional do Samba tem tradicional Festa do Trem no Rio de Janeiro partindo da Central do Brasil; veja como acompanhar as rodas de samba online!
Imagem: marquinhosdeoswaldocruz/Instagram/Reprodução

Próxima estação: samba! A tradicional Festa do Trem no Rio de Janeiro acontece neste sábado, dia 2 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, gênero musical que é uma das identidades do Brasil. Confira abaixo onde assistir essa festa!

A Festa do Trem começa na estação Central do Brasil. Os shows (sim, dentro dos vagões e nas estações) serão com Marquinhos de Oswaldo Cruz (idealizador da festa) e banda, Velha Guarda da Vila Isabel, Velha Guarda do Salgueiro, Velha Guarda da Mangueira e Velha Guarda do Império Serrano. Ainda terá a apresentação de 20 reis momos.

Em seguida, o trem para Oswaldo Cruz partirá com 16 rodas de samba dentro do veículo, sendo uma por vagão. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Perto da estação de Oswaldo Cruz, vai ter palcos com shows também. O palco Mestre Candeia tem apresentação do Fundo de Quintal, enquanto no Tia Doca tem Leci Brandão. Fabiana Cozza e Martilho da Vila se apresentam no palco Ary do Cavaco.

E tem mais: as rodas de samba, a partir das 19h, vão se apresentar em bares da região. A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) também promove uma comemoração na Cidade do Samba, que já começa hoje.

A tradicional festa acontece desde 1996, quando Marquinhos de Oswaldo Cruz fez a mesma viagem que Paulo da Portela já tinha feito com outros músicos para fugir da repressão policial contra o samba, conforme contado à Folha de S. Paulo.

Onde assistir

A festa do Trem do Samba terá transmissão da TV Brasil, emissora pública que integra a EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A emissora vai acompanhar com entradas ao vivo na programação a saída dos trens, a partir das 18h04, da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz.

Já a partir das 21h, a TV Brasil vai transmitir os shows de Martinho da Vila, Fabiana Cozza e Velha Guarda da Portela, no palco Ary do Cavaco. Segundo a Agência Brasil, a emissora montou um palco móvel no local para entrevistar os artistas.

A transmissão pode ser acompanhada pelo YouTube da TV Brasil, no aplicativo TV Brasil Play e pela TV.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas