Nós mencionamos o aplicativo caixa-preta Problem Steps Recorder há alguns meses no nosso Giz Explica: Win 7, mas só quando eu testei pessoalmente que percebi quão impressionante ele é.

Um resumo rápido sobre o PSR é que se trata de um aplicativo de gravação que você ativa para registrar todas as entradas que você faz na sua máquina com Windows 7 (cliques de mouse, apertadas de teclas, tudo), junto com screenshots de todos os passos. Quando pronto, o PSR gera um enorme show de slides em HTML de todas as suas ações, junto com uma descrição em bom português do que você fez.

Isso é ótimo para desenvolvedores e suporte técnico para que eles possam ver o que um usuário está fazendo sem de fato precisar estar do lado do coitado ou usando VNC na sua máquina, mas também é muito útil para quando você precisa dar aquele suporte técnico pros seus próprios pais pelo telefone (tipo o John Mayer). Você pode fazer com que eles registrem os passos para você poder vê-los em casa, enxergando EXATAMENTE o que deu errado!

É sério, isso é animal, Microsoft. Agora vamos distribuir isto para todos os SOs, por favor.