Dicas para comprar eletrônicos recondicionados. Seu bolso vai agradecer

Um eletrônico recondicionado não é um produto usado. Entenda a diferença - e as vantagens desse tipo de compra
recondicionados
Imagem: Pixabay/Reprodução

Comprar itens recondicionados pode parecer um mau negócio para quem não sabe sua origem — e o porquê de esses produtos estarem à venda. Um ponto que chama atenção nesse tipo de compra são os valores: itens recondicionados podem ser passados adiante por um valor 50% menor. Vale, aqui, um aviso importante: objetos usados entram na categoria dos reformados, e não recondicionados — que nunca tiveram um dono. Mas o que são exatamente produtos recondicionados, afinal?

Eletrônicos recondicionados geralmente são produtos que nunca chegaram a ser comercializados — e que por um motivo ou outro se tornaram “defasados”. Também entram nesse balaio objetos de devoluções, produtos de caixa aberta com defeito ou unidades novas com pequenas falhas estéticas, tratadas “como novas” pelo fabricante.

Por que investir em um produto recondicionado?

A maior vantagem de adquirir um recondicionado, como dissemos acima, é a economia. Após ter qualquer tipo de defeito (na maioria estético), o produto perde valor. E, dependendo do defeito, ele pode custar até metade do valor total de um item sem defeito.

Outra vantagem de apostar na compra desse tipo de produto é o ponto de vista ecológico. Afinal, quem faz isso está, basicamente, comprando um item reciclado — e que te entregará o mesmo serviço.

Como comprar um item recondicionado com segurança?

Para não cair em golpes e comprar itens velhos reformados, a principal dica é ir direto na fonte. Muitas lojas vendem seus produtos recondicionados através de seus sites oficiais. A Apple, por exemplo, é uma delas.

Também é possível encontrar em outras lojas que disponibilizam seus gadgets na vitrine com a especificação de que é um produto recondicionado. A Nintendo, por exemplo, também trabalha com esse tipo de venda.

Caso você não precise fazer essa economia, o ideal é comprar o produto novo sem defeitos, caso precise, procure um site ou a loja de confiança. Evitar comprar de estranhos ou em sites não confiáveis é a principal dica.

É possível comprar quase todos os dispositivos dessa forma, computadores, videogames, smartphones. Confira algumas lojas que trabalham com produtos recondicionados.

Importante: cada empresa trabalha de um jeito em relação à garantia do produto vendido. Vale a pena se atentar na hora da compra. Boas compras.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas