Do mesmo criador do método T9, o Swype é uma forma mais fácil de digitar em celulares com tela sensível ao toque: em vez de tocar em cada letra, você desliza o dedo pelas letras e o teclado tenta adivinhar qual palavra você quis digitar. Parece complicado, mas funciona surpreendentemente bem. Os criadores originais do Swype fizeram uma versão para Android, só que hoje ela está em beta fechado. Mas você pode usar estas duas alternativas para Android e digitar mais rápido agora.

O SlideIT é uma das alternativas. Usei-o um pouco no Android e ele funcionou bem. Você desliza os dedos pelas letras que formam o que você quer digitar, e ele sugere várias palavras: basta escolher uma, adicionar uma palavra nova ao dicionário, ou apagar a palavra sugerida e digitar de novo. E você não precisa mirar exatamente em cada letra (senão seria mais fácil tocar em cada letra, e não faria sentido usar este método).

A grande vantagem dele são os dicionários: o SlideIT entende palavras em mais de 20 idiomas, incluindo o português, e o download dos dicionários é gratuito. Mas o SlideIT é feinho, e pode ficar pixelado em celulares de maior resolução, como o Milestone.

O ShapeWriter é a segunda alternativa para Android. Ele tem um visual muito bem feito, e em testes previu direitinho várias palavras em inglês. Com certeza é uma alternativa mais elegante ao SlideIT, e ao próprio teclado básico do Android.

O ShapeWriter tem dois poréns. Ele não tem o modo "alternativo" presente no teclado padrão do Android, apenas com números e símbolos: eles ficam juntos às letras, e para digitá-los, você precisa tocar e segurar nas letras, diminuindo a velocidade da digitação. (Mas o ShapeWriter também tem um teclado numérico.) E ele não tem dicionário em português na versão para Android: então a menos que você digite pouco em português, ele pode não valer a pena.

Então, entre o SlideIT e o ShapeWriter, qual escolher? Escolha os dois! Baixe os dois teclados no Android Market e ative-os em Configurações > Idioma e texto. Quando for digitar em algum campo e quiser trocar de teclado, basta tocar e pressionar nesse campo e selecionar Método de Entrada, e depois escolher o teclado desejado — inclusive o teclado original do Android.

O SlideIT e o ShapeWriter estão disponíveis em outras plataformas também, como no iPhone, Windows Mobile e Symbian — geralmente em versões pagas, que oferecem alguns dias de teste. Veja mais sobre elas neste link e neste link.

O SlideIT e o ShapeWriter são oferecidos no Android Market para Android 1.5 ou superior, em versão básica gratuita e em versão completa e paga. E não se esqueça de se inscrever no beta fechado do Swype.

SlideIT [via Lifehacker]

ShapeWriter [via Just Another Mobile Monday]