O Google Docs ganhou um novo recurso de digitação por voz: ele funciona razoavelmente bem, desde que você preste atenção e… use o teclado.

Para usar a novidade – que funciona em mais de 40 idiomas, incluindo português – basta criar (ou abrir) um documento do Google e ir em Ferramentas > Digitação por voz. É preciso usar o Google Chrome.

Google Docs - Voz 2

Minha primeira tentativa começou bem, mas logo teve problemas:

Olá estou digitando com a minha voz Funciona muito bem vejo uma

Foi eu dizer que isso funciona muito bem, e veio o primeiro erro: o Google entendeu “vejo uma” quando eu disse “vírgula”. Minha segunda tentativa foi ligeiramente melhor:

Olá estou digitando com a minha voz mas não sei quanto à pontuação vírgula ponto Assim fica difícil Google ponto de exclamação

O reconhecimento de voz do Google está sujeito a algumas falhas pontuais – assim como qualquer serviço semelhante! – mas funciona relativamente bem. O problema é que ele não entende pontuação de jeito nenhum; para isso, você terá que usar o teclado.

O Google avisa que “no momento, só há suporte para esse tipo de pontuação em alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e russo”. Em inglês, funciona assim:

De um jeito ou de outro, isso poderia ser útil para transcrever reuniões ou colaborar com pessoas em outros locais. E, agora que o Google colocou a tradução por voz em vários lugares – como no Android Wear – é de se esperar que ela melhore no futuro.

Há outras novidades também. No app Documentos para Android, você pode selecionar texto e tocar em Pesquisar para fazer uma busca no Google sem sair do app. É possível então acrescentar citações e imagens da web.

Google Planilhas - Explorar

Além disso, as Planilhas ganharam o recurso Explorar, que analisa os números e cria gráficos automaticamente na web e no Android.

Na amostra oferecida pelo Google, temos algumas estatísticas sobre as Copas do Mundo desde 1930. Ao clicar em “Explorar” no canto inferior direito, surgem alguns gráficos sugeridos: o número de vitórias de cada país; a média de público nos estádios em cada Copa; entre outros.

Então, você pode ver o gráfico em tamanho maior, ou inseri-lo na planilha. Teste este recurso neste link.

[Google]

Foto por Google; atualizado às 13h47