Fãs de redes sociais que gostam de ler (e produzir) textos mais longos podem se encontrar no DINO, a rede social brasileira que permite criar e compartilhar materiais com até cinco parágrafos.
Desenvolvida pelo portal Comunique-se, a rede foi lançada nesta terça-feira (4) e visa incentivar a produção textual entre profissionais da comunicação, escritores e pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo.
A plataforma DINO surgiu em 2012 para apoiar e dar visibilidade a agências de notícias corporativas. Agora, passou por uma remodelação que a transformou em uma rede social gratuita.
Ali, usuários poderão responder, interagir e compartilhar textos mais longos em um feed com seguidores. Também é possível impulsionar suas produções a partir de um sistema de créditos semelhante ao usado pelo Facebook e Instagram.
Ao entrar, os novos integrantes escolhem categorias sobre as quais têm mais interesse, como política, negócios, saúde, tecnologia, etc. Em seguida, passam a receber novidades naquelas áreas.
Os usuários também podem definir o público-alvo dos textos, com filtros como idade, gênero, localização e interesses. Ao publicar, os autores têm acesso às estatísticas dos posts, como número de visualizações, comentários, reações e compartilhamentos.
A plataforma também permite impulsionar conteúdos. Ao escolher entre quatro planos disponíveis (a partir de R$ 680), o assinante tem seu texto avaliado por uma equipe de curadores formada por profissionais da comunicação. Quando aprovado, o material pode entrar em até 400 sites parceiros, o que inclui canais de mídia como Valor Econômico, Agência Estado e O Globo.
Como acessar o DINO
Para entrar na rede DINO, basta criar uma conta neste link e verificar o e-mail. Concluída a verificação, o usuário tem acesso aos conteúdos da plataforma e pode escolher até 10 temas de interesse para acompanhar na rede.
A parti daí, os novos usuários podem publicar seus textos em diferentes formatos, incluindo reportagem, poesia, resenhas, crônicas – todos os gêneros textuais são aceitos. O destaque vai para o espaço de digitação dos textos, que oferece opções de formatação (negrito, itálico, etc) e conta com um eficiente revisor gramatical.
“É uma oportunidade para reunirmos pessoas que gostam de textos longos em meio a redes sociais com conteúdos cada vez mais curtos”, disse Rodrigo Azevedo, fundador do DINO e do portal Comunique-se, em apresentação à imprensa. “Pode não ser para todo mundo, mas identificamos um público muito interessado em qualidade em vez de quantidade”.