Nos filmes Jurassic Park e Jurassic World, um tipo de dinossauro sempre se destaca: o velociráptor. Ao contrário do que muitos imaginam, ele era menor e tinha penas cobrindo seu corpo. E recentemente, cientistas descobriram o Zhenyuanlong suni, um primo dessa espécie que mais parecia um pavão em esteroides.

“O novo dinossauro é um dos primos mais próximos do Velociraptor, mas ele se parece mais com um pássaro”, diz em um comunicado Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo e coautor do estudo que descreve o novo monstro penoso.

“Trata-se de um dinossauro com grandes asas cobertas de penas, assim como uma águia ou um abutre. Os filmes estão errados — é assim que era um Velociraptor“. O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports.

Retirado do solo por paleontólogos na área ocidental da província chinesa de Liaoning, o Z. suni é o mais largo dinossauro com penas a ter asas semelhantes às de pássaros. Ainda mais fascinantes do que as asas, são as penas que decoravam o corpo da criatura.

Normalmente, quando paleontólogos falam sobre animais com penas, é melhor você imaginar alguém que teve a má sorte de cultivar pelos púbicos por todo o corpo – as penas não eram bem vistas há 125 milhões de anos.

1344803592482100262
Fóssil do Zhenyuanlong suni. Crédito: Junchang Lu

O lagarto-pássaro muitíssimo bem preservado carregava uma densa e extravagante plumagem em suas asas e cauda. Com 1,5 m de comprimento, paleontólogos não acreditam que o Z. suni pudesse voar — pelo menos não da mesma forma que os pássaros atuais. Ainda não sabemos dizer para que serviam as asas enormes e penas chiques; talvez fossem usadas para atrair companheiros para o acasalamento, ou quem sabe para assustar outras criaturas da floresta.

Mas, de uma forma ou de outra, este foi um dinossauro que existiu de verdade, e nos mostra quantas outras criaturas do período cretáceo ainda podem estar enterradas.

“A parte ocidental da província de Liaoning, na China, é um dos lugares mais famosos do mundo para se encontrar dinossauros”, diz Junchang Lü, paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências Geológicas. “Este é o primeiro dinossauro com penas que encontramos aqui, e agora a nossa descoberta do Zhenyuanlong indica que existe uma diversidade ainda maior de dinossauros com penas do que imaginávamos. É surpreendente que novos dinossauros com penas ainda sejam encontrados”.

Se eu tivesse que adivinhar, eu diria que máquinas com penas treinadas para matar estarão no próximo filme da franquia Jurassic Park. Como é que Hollywood poderia perder a oportunidade de ganhar dinheiro com isso? [University of Edinburgh News]