Tecnologia

Diploma em TikTok: universidade lança curso de bacharel para influencers

Alunos do curso vão aprender como monetizar seus conteúdos em redes sociais e entender o funcionamento da indústria digital
Imagem: Unsplash/Reprodução

Na era do TikTok, é comum que membros da geração Z queiram se tornar influencers. Só é difícil saber como. Percebendo um nicho de mercado, uma renomada universidade irlandesa lançou um curso inédito de bacharelado para influencers.

Na segunda-feira (25), o anúncio da Southeast Technological University, de Carlow, cidade a 80 km de Dublin, capital da Irlanda, a tornou primeira universidade entre as 30 maiores do país a oferecer um curso de bacharel para influencers.

A universidade irlandesa vai inaugurar o curso de “Bacharel em Criação de Conteúdo e Mídias Sociais” em setembro do ano que vem, mas as inscrições já começam em novembro. O curso terá duração de quatro anos, abordando edição audiovisual, técnicas empresariais, escrita criativa e estudos culturais.

Curso de Bacharel em Criação de Conteúdo e Mídias Sociais da universidade irlandesa visa formar influencers

A página do curso de bacharel no site oficial da universidade. Imagem: Screenshot

Eleanor O’Leary professora de mídia e comunicações, defende que houve um “crescimento impressionante” no setor de influencers. Desde 2019, o valor global desse mercado, em termos financeiros, duplicou, chegando a R$ 74 bilhões, aponta O’Leary.

Curiosamente, em 2019, o TikTok foi o aplicativo mais baixado na App Store, no mesmo ano em que permitiu a monetização dos criadores.

Os sonhos da Geração Z e a universidade

O DNA digital da geração Z é inegável, já que são pessoas que nasceram entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000. Não é estranho descobrir que 57% da geração Z deseja se tornar influencer. 

Esse número, de acordo com uma pesquisa da Morning Consult, mostra que a geração Z é bastante inclinada a comprar produtos recomendados por influencers. Com plataformas como TikTok, YouTube e Instagram sempre à mão, ser influencers é mais do que um desejo passageiro para esses jovens.

O’Leary destaca que “ser influencer não é apenas sobre conseguir likes ou seguidores”. Segundo ela, ser influencer é mais sobre o engajamento verdadeiro, a produção de conteúdo envolvente e a compreensão do aspecto empresarial do mundo digital.

Com curso de bacharel da universidade irlandesa, os formandos poderão trabalhar como influencers autônomos ou criar conteúdo para agências.

Segundo a universidade, os alunos do curso de bacharel vão aprender como monetizar seus conteúdos em plataformas como TikTok, Instagram, Facebook e YouTube. Além disso, ensinará a compreender contratos comerciais e como funcionam as agências de influencers, além de explicar como funciona a indústria digital.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas