Pesquisadores da Disney anunciaram uma tecnologia que tem tudo para ser revolucionária: é o FRAN, ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de envelhecer ou reduzir a idade dos atores em pouquíssimo tempo.
O recurso é uma rede neural treinada a partir de um grande banco de dados com rostos sintéticos gerados de forma aleatória em idades variadas, disse o Disney Research Studios em artigo.
O FRAN usa as informações para prever quais áreas do rosto das pessoas reais podem envelhecer. Em seguida, sobrepõe novos detalhes, como rugas e papadas. Tudo isso de forma simultânea, em vídeo.
Segundo a Disney, a ferramenta em IA é o primeiro método prático e totalmente automático para envelhecer ou rejuvenescer rostos em imagens.
Veja como é:
Ainda há algumas limitações. O sistema não convence muito no envelhecimento do cabelo, por exemplo, porque esses dados não constavam no banco de dados.
A Disney não deixou claro se planeja disponibilizar a tecnologia ao público, usá-la somente em suas produções ou vendê-la para a indústria. Como ainda há espaço para melhorias, é provável que demore um pouco até que o recurso se popularize completamente.
Em 2020, a Disney treinou uma inteligência artificial para alterar a aparência de pessoas em imagens de vídeo com uma ferramenta deepfake fotorrealista.