A feira E3 veio e foi sem qualquer sinal de um sucessor para o Xbox. Mas uma apresentação vazada da Microsoft, com data de agosto de 2010, parece indicar que o esperado Xbox 720 está chegando no final de 2013 com mais funcionalidades de set-top box, junto ao Kinect 2 e um par de óculos avançados.

Algumas das melhorias mais óbvias do Xbox 720, descritas no documento, incluem:

  • suporte nativo a Blu-ray;
  • funcionalidade de DVR, para gravar programas de TV de forma automática;
  • suporte a 1080p com 3D;
  • processador e placa de vídeo mais potentes, através de uma parceria contínua com a AMD (antes ATI);
  • modos de baixo consumo de energia durante reprodução de mídia;
  • e até mesmo um modo “sempre ligado”.

Este último poderia ajudar o Xbox 720 a se consolidar como uma media box tudo-em-um, sempre baixando conteúdo. Até mesmo acesso embutido ao sinal de TV (aberta e paga) é sugerido nas funções de DVR.

Também há indicadores de que o Xbox 720 poderá se conectar com smartphones, tablets e outros dispositivos Windows para compartilhar mídia e até jogos entre plataformas. Mas dada a natureza da indústria de jogos hoje em dia, isto mais parece ser uma função “obrigatória” do que apenas especulação sobre tecnologias futuras.

No entanto, a novidade mais interessante é um roadmap em direção a algo chamado Fortaleza, que parece ser um par de óculos sem fios que vão além de exibir conteúdo em 3D: parece que eles funcionam como óculos de realidade virtual, obtendo conteúdo da TV e dos jogos e colocando-os no ambiente do jogador. A primeira versão se conectaria apenas ao Xbox 720 via Wi-Fi, mas versões futuras consideram usar conexão 4G para poderem ser usados em mais lugares. Entre isto e os Google Glasses, parece que óculos tecnológicos estão voltando à moda.

Então os óculos se chamam “Fortaleza”. Será esta uma referência à capital do Ceará? É bem provável. Não é a primeira vez que a Microsoft faz homenagem ao Nordeste brasileiro no codinome de seus produtos. O Kinect era conhecido por Project Natal; enquanto o antivírus Security Essencials era conhecido por “Morro”, em referência à praia do Morro de São Paulo, na Bahia.

O Xbox 720 só deve ser lançado no final de 2013, mas você já pode começar a economizar: nos EUA, a Microsoft deve cobrar US$299 pelo console, segundo a apresentação – mas por aqui ele deve custar mais, claro. O documento original de 56 páginas foi removido. [Scribd via Neogaf via The Verge]