Dois Batmans ao mesmo tempo no cinema: como a DC vai lidar com isso
Para quem é fã do Batman, pode comemorar! Enquanto “Batgirl” foi retirada do calendário da DC, o Cavaleiro das Trevas surgirá em dose dupla nos cinemas nos próximos anos. Pelo menos é o que disseram James Gunn e Peter Safran, os novos chefes do universo cinematográfico da companhia, em uma coletiva de imprensa da Warner Bros (via Deadline).
Segundo os chefões da empresa, além do Batman do universo de Matt Reeves, interpretado por Robert Pattinson, outro filme do herói já está em andamento. Os próximos projetos da empresa representam a primeira parte do capítulo de estreia do DCU, batizado de “Deuses e Monstros”.
Mas como a DC terá dois Batmans no cinema ao mesmo tempo? Calma, que o Giz Brasil explica:
“Batman” de Matt Reeves
Na coletiva de imprensa sobre o DCU, James Gunn e Peter Safran confirmaram a sequência do “Batman” de Matt Reeves com Robert Pattinson no papel principal. O longa é intitulado de “The Batman: Part II”, e tem previsão de estreia para 3 de outubro de 2025. Infelizmente, mais detalhes da trama não foram revelados.
Por outro lado, vale lembrar que a sequência não está ligada diretamente ao universo da DC. Isso porque, o filme não é ambientado no mesmo universo da produção original e assim como “Coringa” (2019), o longa permanece em um universo próprio. De acordo com Safran e Gunn, esse é um dos exemplos mais importantes do “DC Elseworlds”, projeto que tem o objetivo de ampliar os limites das adaptações de HQs para o cinema.
Por isso que filmes como “The Batman: Part II”, “Shazam: A Fúria dos Deuses”, “The Flash”, “Aquaman: O Reino Perdido” e “Coringa: Folie à Deux” serão lançados normalmente, mesmo sem terem ligações expressas com os projetos do estúdio. “O DC Studios é algo sem precedentes. É uma entidade de produção e estúdio autônomo. É a primeira vez que tudo relacionado à DC – filmes, séries de TV, animações, jogos e mais – será centralizado sob uma única visão criativa, que no caso, é a do James (Gunn) e a minha”, explicou Peter Safran.
Novo Batman da DCU
E além do Batman de Robert Pattinson, outro Cavaleiro das Trevas está chegando ao universo da DCU, e será acompanhado de Robin e tudo. Isso porque, os chefes do estúdio confirmaram o desenvolvimento de uma nova franquia para o herói, com a saga “The Brave and the Bold” (Os Corajosos e Ousados), um filme que também deve chegar aos cinemas em 2025.
O que se sabe é que “The Brave and the Bold” não tem apenas o objetivo de introduzir um novo Batman, mas também todos os integrantes da “Bat-Família” da DC. Na trama, Robin é Damian Wayne, o filho biológico de Bruce Wayne que cresceu em uma sociedade de assassinos.
“É um filho da puta”, conta Gunn sobre Damien Wayne como Robin. “Assassino, assassino que Batman enfrenta, que é o filho real de Batman que ele não sabe que existe nos primeiros 8 a 10 anos de sua vida… é uma estranha história de pai e filho sobre os dois”, explica.
Safran acrescentou: “Isso vai apresentar outros membros da Bat-Família estendida. Só porque sentimos que eles foram deixados de fora das histórias do Batman no cinema por muito tempo”. O longa foca principalmente no relacionamento de Batman e Robin e será baseado na clássica HQ de Grant Morrison, que também introduz a figura de Damian Wayne para os fãs dos quadrinhos.
Vale lembrar que o novo Cavaleiro das Trevas será independente do universo de Matt Reeves. Enquanto Robert Pattinson é o Batman para Reeves, Gunn e Safran estarão procurando um novo ator para interpretar o herói em “The Brave and the Bold”. Nenhum diretor, roteirista ou protagonista foi contratado para o projeto até o momento.
Todos os projetos do DCU serão lançados, eventualmente, no HBO Max. Atualmente, já é possível usar a plataforma para conferir todos os filmes do DCEU.