Dona do TikTok trabalha em app de fotos para competir com Instagram
A ByteDance, dona do TikTok, está desenvolvendo uma plataforma de fotos para competir diretamente com o Instagram. A informação é do blog TheSpAndroid, que encontrou linhas de códigos referentes a um novo aplicativo, chamado TikTok Photos, na programação do app tradicional de vídeos curtos.
Segundo o TheSpAndroid, o arquivo APK do TikTok para Android conta com elementos e códigos do suposto app TikTok Photos. A descrição da versão 33.8.4 do APK diz que o aplicativo visa atender “pessoas com interesses semelhantes que gostam de publicar fotos”.
Há também um logotipo para o TikTok Photos, que pode ser visto na publicação do perfil do Insider Paper, no X (antigo Twitter), disponível logo abaixo.
BREAKING: TikTok is reportedly working on a new Instagram competitor named ‘TikTok Photos’ app pic.twitter.com/QPUSlUbR3R
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) March 11, 2024
O código da plataforma indica que o aplicativo de fotos terá lançamento “em breve”, mas sem uma data exata. Na nova rede social, os usuários poderão sincronizar publicações de imagens com o TikTok tradicional.
Ainda de acordo com o blog, os usuários do TikTok vão passar a receber avisos automáticos, sugerindo a publicação de fotos diretamente no TikTok Photos.
O TechCrunch também analisou o código do APK do TikTok, mas na versão 33.8.5. Entre as linhas de programação, o site encontrou a seguinte descrição para o novo aplicativo:
“Seja você um viajante do mundo, um blogueiro de culinária ou simplesmente gosta de compartilhar o que está acontecendo em sua vida, o TikTok Photos é nossa nova plataforma de compartilhamento de fotos dedicada a ajudar criadores como você a alcançar outras pessoas que pensam semelhante.
O TikTok Photos é nossa nova plataforma de compartilhamento de fotos, onde tornamos mais fácil curtir e descobrir postagens fotográficas”.
TikTok com fotos deve mirar em público insatisfeito do Instagram
A suposta rede social de fotos do TikTok pode aparecer como um concorrente de peso para a Meta, em especial por causa do algoritmo desenvolvido pela ByteDance. A plataforma de vídeos curtos ficou famosa por dar mais ênfase na relevância dos conteúdos do que na popularidade do criador.
Além disso, o aplicativo deve agradar o público do Instagram que prefere fotos em vez de assistir a Reels.
Vale lembrar que, no início deste ano, o TikTok começou a testar a publicação de vídeos de até 30 minutos para enfrentar o YouTube.