Tecnologia

Dona do TikTok trabalha em app de fotos para competir com Instagram

Com foco em postagens com fotos, TikTok Photos está em desenvolvimento e deve ser lançado “em breve”, segundo vazamentos
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash/Reprodução

A ByteDance, dona do TikTok, está desenvolvendo uma plataforma de fotos para competir diretamente com o Instagram. A informação é do blog TheSpAndroid, que encontrou linhas de códigos referentes a um novo aplicativo, chamado TikTok Photos, na programação do app tradicional de vídeos curtos.

Segundo o TheSpAndroid, o arquivo APK do TikTok para Android conta com elementos e códigos do suposto app TikTok Photos. A descrição da versão 33.8.4 do APK diz que o aplicativo visa atender “pessoas com interesses semelhantes que gostam de publicar fotos”.

Há também um logotipo para o TikTok Photos, que pode ser visto na publicação do perfil do Insider Paper, no X (antigo Twitter), disponível logo abaixo.

O código da plataforma indica que o aplicativo de fotos terá lançamento “em breve”, mas sem uma data exata. Na nova rede social, os usuários poderão sincronizar publicações de imagens com o TikTok tradicional.

Ainda de acordo com o blog, os usuários do TikTok vão passar a receber avisos automáticos, sugerindo a publicação de fotos diretamente no TikTok Photos.

O TechCrunch também analisou o código do APK do TikTok, mas na versão 33.8.5. Entre as linhas de programação, o site encontrou a seguinte descrição para o novo aplicativo:

“Seja você um viajante do mundo, um blogueiro de culinária ou simplesmente gosta de compartilhar o que está acontecendo em sua vida, o TikTok Photos é nossa nova plataforma de compartilhamento de fotos dedicada a ajudar criadores como você a alcançar outras pessoas que pensam semelhante.

O TikTok Photos é nossa nova plataforma de compartilhamento de fotos, onde tornamos mais fácil curtir e descobrir postagens fotográficas”.

TikTok com fotos deve mirar em público insatisfeito do Instagram

A suposta rede social de fotos do TikTok pode aparecer como um concorrente de peso para a Meta, em especial por causa do algoritmo desenvolvido pela ByteDance. A plataforma de vídeos curtos ficou famosa por dar mais ênfase na relevância dos conteúdos do que na popularidade do criador.

Além disso, o aplicativo deve agradar o público do Instagram que prefere fotos em vez de assistir a Reels.

Vale lembrar que, no início deste ano, o TikTok começou a testar a publicação de vídeos de até 30 minutos para enfrentar o YouTube.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas