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Dorival e o resgate do Brasil no simbolismo de Wembley

No domingo, Dorival Jr. atingirá o auge de sua carreira logo na estreia pela seleção, mas será que ele entende o peso simbólico de Wembley?
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Dorival provavelmente não esperava que um dia fosse entrar no túnel de Wembley como técnico da Seleção Brasileira. Seu retrospecto é bom para o futebol brasileiro, mas não o suficiente para levá-lo à vaga. Ele também não era um carreirista como Zagallo, um que trama no escuro e se escora em poderosos de modo maquiavélico para conseguir o que quer. Seja por que razão for, no próximo domingo, ele vai atingir o auge de sua carreira, mas será que Dorival entende o peso simbólico que Wembley tem?

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Wembley é um local tão significativo para a Inglaterra quanto o Big Ben, ou a London Tower. O primeiro jogo do estádio foi uma final da Copa da Inglaterra em 1923 entre Bolton e West Ham. O jogo é histórico em si, com um recorde de público jamais igualado. O estádio esperava 100 mil espectadores, mas as estimativas são de que havia entre 200 e 300 mil pessoas nas arquibancadas. Em Wembley, a rainha Elizabeth entregou a taça de campeão mundial ao capitão Bobby Moore no único título mundial da Inglaterra. Uma olimpíada aconteceu ali, em 1948. Foi em Wembley que a Hungria de Puskas deu um choque de realidade nos ingleses, num massacre de 6 x 3, onde taticamente, nascia um futebol novo. Pelé deu sua contribuição para a sacralidade de Wembley dizendo que “Wembley é a catedral do futebol”. O futebol, como explicou o historiador Eric Hobsbawm: “O esporte que o mundo adotou como seu foi o futebol, filho da presença econômica global da Grã-Bretanha”. Wembley é o marco zero disso.

Mas o local não tem apenas ligações com o esporte. O show britânico do Live Aid em 1985, uma ação de inúmeras estrelas da música para arrecadar fundos contra a fome na Etiópia, ocorreu no estádio, num evento transmitido para todo o mundo, cujo alcance global foi inédito. David Bowie, Queen, Paul McCartney, Elton John, The Who, Dire Straits foram alguns dos míticos nomes a tocar na “Catedral”. Michael Jackson, sozinho, levou mais de meio milhão de pessoas em sete shows feitos lá. Os Beatles fizeram um de seus shows mais famosos na Wembley Arena, a dois quarteirões do estádio, quase 60 anos atrás, em abril de 1964, no auge da Beatlemania.

É pouco provável que Dorival tenha pensado em qualquer um desses símbolos além da Copa de 1966. Boleiros raramente prestam atenção no que não os atinge diretamente. E provavelmente, se questionado sobre o simbolismo de Wembley, daria a resposta padrão de que se trata de um estádio histórico, muito importante, etc, etc. Mas isso não faz diferença, certo?

Errado.

Vamos pensar em símbolos. Na Copa de 2014, Luiz Felipe Scolari tinha nas costas o peso de apagar a derrota de 1950, no mesmo Maracanã. 64 anos de espera para um futebol que tinha naquele 2 a 1 a sua maior falha. Jogos com tal dimensão não premiam o melhor time, mas o mais forte psicologicamente. Nisso, o símbolo tem um papel decisivo. Felipão não tinha bagagem para entender que a disputa era na cabeça dos jogadores, muito mais do que nos pés. Seu time foi jogado embaixo de um caminhão. Os atletas entenderam o peso, mesmo se não entenderam de onde vinha. Thiago Silva chorando antes dos pênaltis contra o Chile é um exemplo claro de um time que precisava ter fibra, mas só tinha leveza. 

Felipão apostava em Neymar (que teve a sorte grande de se machucar), e fez uma das piores escolhas da história do futebol brasileiro ao substituir o santista com um inexistente Bernard. Tecnicamente, aquele time não era tão ruim para ser massacrado, mas mentalmente, era irrelevante. Era preciso um grupo com nervos de aço como o Flamengo de Zico ou o Corinthians de Sócrates para desfazer a vitória de Obdulio Varela, Schiaffino e Ghiggia. Scolari não acreditava no peso simbólico. O resultado foi o que se viu.

Indo um pouco mais nos símbolos: somos um país que destrói seus símbolos e mitos. Quase não temos cidades históricas preservadas. Nós não só demos o maior vexame esportivo da história em 2014, como também, além do eterno desfile de cartolas corruptos, chegamos à surreal situação de sermos a única seleção do mundo que tem dois estupradores condenados pela justiça em nossa história. Deixamos um museu arder em chamas por conta de uma instalação elétrica feita nas coxas. Não, não acreditamos em símbolos que não sejam populistas picaretas. Hoje, dez anos depois do vexame do 7 a 1, com uma fila de presidentes da CBF com problemas policiais, o AncelottiGate, o flop de Fernando Diniz, condenações de estupro de dois nomes significantes, a Seleção sofre em campo e no que ela representa.

Dorival faria bem ao se lembrar da vitória de 1 a 0 do Brasil de Telê em 1981, vencida com um gol de Zico. Ou saber mais de como Puskas, Bozsik e Hidegkuti desmontaram o “Three Lions”. Com alguma humildade para se informar do que não acontece em campo, ele poderia entender que “há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”. O Brasil de hoje precisa. Está ferido, doente, preso num neurótico braço-de-ferro entre o roto e o rasgado. Se o Brasil de Dorival resgatasse o símbolo que é a Seleção Brasileira, maus resultados seriam irrelevantes. Para essa tarefa de Hércules, ele não poderia estrear em um lugar melhor.

Point Blank

Em Wembley…a Inglaterra saiu derrotada em 12% das vezes (39 jogos em 312). Para azar nosso, o maior artilheiro inglês no estádio deve estar em campo, o atacante Harry Kane (25 gols). Das 26 vezes que jogamos lá, só vencemos 4.

O 7 a 1 deles A vitória húngara em 1953 era uma carreta de peso simbólico: um futebol jogado de um modo totalmente diferente, o sucesso de um país comunista contra o imperialismo Britânico. O escritor húngaro Péter Esterházy escolheu Puskas como a pessoa mais importante do século 20, porque ele era um transgressor contra o sistema, um rebelde indomável, o herói que vence a disputa impossível.

Nós vencemos Em 1981, num jogaço no qual o Brasil mágico de 1982 estava ganhando forma. Veja o compacto porque vale a pena.

Cassiano Gobbet

Cassiano Gobbet

Jornalista, vive na trilogia futebol, tecnologia e (anti) desinformação. Criador da Trivela, ex-BBC, Yahoo e freelancer em três continentes. Você o encontra no Twitter, Bluesky ou por aí.

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