Na semana passada, com o aumento do tráfego na internet devido às medidas de quarentena ao redor do mundo, Netflix, YouTube, Globoplay e outras decidiram abaixar a resolução padrão do streaming. Agora, essa medida chega a outras áreas, inclusive nos games: Sony, Akamai e outras companhias estão seguindo o exemplo e reduzindo a velocidade dos downloads.

Em um post no blog da Sony no início desta semana, o presidente e CEO da companhia, Jim Ryan, disse que os videogames têm um papel importante para manter as pessoas conectadas e entretidas enquanto estão em quarentena, mas que a Sony também acredita que “é importante fazer a nossa parte para resolver as preocupações com a estabilidade da internet, já que um número sem precedentes de pessoas está praticando o distanciamento social e estão se tornando mais dependentes do acesso.”

Embora Ryan não tenha dado informações específicas sobre as medidas que a Sony está tomando, ele observou que “os jogadores podem experimentar downloads de jogos um pouco mais lentos ou um pouco atrasados.”

Na mesma linha, Tom Leighton, CEO da Akamai, disse que a companhia – uma das maiores fornecedoras de CDN do mundo – também está trabalhando com as principais distribuidores de jogos, incluindo a Sony e a Microsoft “para ajudar a gerir o congestionamento durante os períodos de pico de utilização”.

Leighton colocou o impacto que os downloads de jogos têm na internet em contexto, dizendo que “uma atualização de software para um jogo moderno gera uma quantidade de tráfego aproximadamente igual a 30.000 páginas da web.”

Além disso, embora a Microsoft ainda não tenha feito nada específico para diminuir a velocidade dos downloads de jogos do Xbox, eles pediram aos desenvolvedores que limitassem o lançamento de novos patches e atualizações a determinados horários, para ajudar a aliviar o congestionamento da internet.

Com tantas pessoas jogando para se distraírem e se manterem ocupadas enquanto estão em casa, alguns jogos como o Call of Duty: Warzone tem 100GB – ou seja, tentar gerenciar o tráfego e evitar a sobrecarga na internet se tornou uma preocupação muito real.

Se você acabou de comprar um novo jogo digital, talvez valha a pena adotar a moda antiga: deixe ele baixando antes de ir dormir (quando o tráfego da internet começa a diminuir). Quando você acordar, vai ter algo divertido para fazer.