No fundo nós desejávamos que fosse uma pegadinha de Primeiro de Abril, mas infelizmente o Dr. Henry Edward Roberts, um homem brilhante que é considerado o pai do PC e que inspirou os co-fundadores da Microsoft com seu trabalho, faleceu.

Roberts era um militar, um fazendeiro, um médico e muitas vezes creditado como quem iniciou o computador moderno, ao criar o Altair 8800, um PC razoavelmente compacto e barato, que rodava o primeiro produto da Microsoft, o Basic, quando começou a ser vendido em 1975. Sua morte foi lamentada por muitos, como nessa declaração a quatro mão assinada pelos fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen:

Nós estamos profundamente tristes com o falecimento do nosso amigo e mentor, Ed Roberts, e nossos pensamentos e preces estão com sua família

Ed foi um real pioneiro na revolução da computação pessoal, e nem sempre teve o reconhecimento que merecia. Ele era um cara intenso com um ótimo senso de humor e ele sempre se preocupou bastante com as pessoas que trabalharam ao lado dele, incluindo nós mesmos. Ed estava disposto a dar uma chance par anós – dois jovens garotos interessados em computadores bem antes de eles serem algo comum – e nós sempre fomos gratos a ele.

O dia que o nosso primeiro software não testado funcionou no seu Altair foi o início de várias coisas importantes. Nós sempre teremos belas memórias de trabalhar com Ed em Albuquerque, em uma sala do MITS na saída da Rota 66 – onde várias coisas empolgantes aconteceram que nenhum de nós poderia imaginar àquele momento.

Mais do que qualquer coisa, o que nós sempre vamos lembrar sobre Ed é quão profundamente cheio de compaixão ele foi – tanto que ele decidiu gastar a segunda metade de sua vida estudando medicina e trabalhando como médico no interior, respondendo chamadas. Muitos sentirão saudades e nós tivemos sorte de tê-lo conhecido.

O mundo perdeu outra mente brilhante. Descanse em paz, Dr. Roberts. [LA Times viaTechFlash]