Cultura

Dragon Ball de luto: Akira Toriyama, pai do Goku, morre aos 68 anos

Autor é conhecido pela criação de "Dragon Ball" e pelo design de personagens dos games "Dragon Quest" e "Chrono Trigger"
Imagem: Reprodução

O autor e ilustrador japonês Akira Toriyama, criador de mangás influentes, morreu aos 68 anos. A morte aconteceu no último dia 1º de março, porém a informação só foi revelada na madrugada desta sexta-feira (8). O funeral contou apenas com a presença de familiares próximos.

De acordo com a nota divulgada no site oficial de “Dragon Ball”, a causa da morte foi um hematoma subdural, que acontece quando há acúmulo de sangue entre cérebro e crânio.

Imagem: Akira Toriyama/Wikimedia Commons

Toriyama nasceu em 1955 e, desde a infância, gostava de desenhar e criar histórias. O ator iniciou a carreira após ele ser descoberto em um concurso de talentos. Suas primeiras publicações aconteceram ao final da década de 1970.

A década seguinte foi uma das mais importantes fases do autor, quando criou “Dr. Slump” e, mais tarde, “Dragon Ball” — sua obra mais popular. A história acompanha Son Goku. Ele é um garoto misterioso com rabo de macaco com grandes habilidades que embarca em uma jornada em busca das esferas do dragão. As publicações começaram em um mangá. Posteriormente, foi adaptado para anime.

A sequência “Dragon Ball Z”, que acompanha o protagonista na vida adulta, foi um dos maiores fenômenos mundiais. A narrativa, assim como a versão original, ganhou uma animação que teve no total 291 episódios e, além de fazer sucesso no Japão, foi dublada em vários idiomas e é um dos maiores ícones da cultura pop.

Personagens aparecem em 50 filmes

No final da década de 1990, “Dragon Ball GT” chegou para dar sequência à história. Entretanto, não contou com o envolvimento de Akira Toriyama e também não é muito popular entre os fãs quanto as outras versões. No entanto, em 2015, o autor voltou a trabalhar em colaboração com o artista Toyotaro em “Dragon Ball Super”, um mangá que foi adaptado para anime com 131 episódios.

Ao longo do tempo, os personagens da obra já apareceram em mais de cinquenta filmes. Isso inclui, por exemplo, uma adaptação live-action, que não foi muito bem recebida, e vários jogos, de plataformas que foram febre na década de 1990 até as gerações mais recentes de videogames.

Além dos quadrinhos, o Toriyama também tem atuações marcantes no mundo dos games. O artista foi responsável pelo design de personagens da franquia de RPG “Dragon Quest” e do clássico “Chrono Trigger”. Aliás, este último, é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas