_Tecnologia

Drone capta detalhes em 4K de vulcão jorrando lava na Islândia

Youtuber conseguiu captar imagens próximas e detalhadas de uma nova erupção de vulcão na Islândia; assista em 4K

drone vídeo vulcão Islândia

Na última semana, um vídeo feito por um drone revelou imagens do sétimo dia de erupção de um vulcão no sudoeste na Islândia — em atividade desde a noite do dia 22 de agosto.

As imagens foram captadas pelo youtuber e piloto de drone Isak Finnbogason, de 31 anos. Ele tem um canal no YouTube dedicado a registrar imagens aéreas da Islândia, incluindo erupções vulcânicas.

A erupção ocorreu nas crateras de Sundhnukar, a leste do Monte Sylingafell, na península de Reykjanes. Este sistema vulcânico não tem uma cratera central e entra em erupção criando fissuras gigantes no solo. Em um comunicado, o Iceland Meteorological Office disse que o comprimento da rachadura foi de cerca de 3,9 quilômetros.

Especialistas afirmam que esta é a terceira fase eruptiva desde dezembro de 2023. Entretanto, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Islândia, “o impacto está limitado a uma área localizada perto do local da erupção”. “Não representa uma ameaça à vida, e a área ao redor foi evacuada”, disse a entidade.

Em uma entrevista coletiva, o chefe da polícia regional disse à mídia islandesa apenas 22 ou 23 casas estavam ocupadas. Ao todo, 4 mil moradores de Grindavik se deslocaram em novembro, embora o país já tenha autorizado o retorno dos habitantes.

Por outro lado, o aeroporto nacional da Islândia e o provedor de serviços de navegação aérea disseram em um boletim que mantiveram suas operações normalmente.

Islândia tem erupções frequentes

Estudos anteriores indicaram um acúmulo de magma no subsolo. Ou seja, é possível haver nova atividade nesta área no sul da capital da Islândia, Reykjavik. A Islândia abriga mais de 30 vulcões ativos e, desde 2021, teve nove erupções apenas na região da península de Reykjanes — após 800 anos de sistemas geológicos adormecidos.

Em resposta à atividade vulcânica recente, autoridades construíram barreiras artificiais para desviar os fluxos de lava para proteger infraestruturas críticas, como a usina de energia de Svartsengi, o spa geotérmico Blue Lagoon e a cidade de Grindavik, por exemplo.

Finnbogason conseguiu captar imagens em 4K da nova erupção. As imagens são reais, porém, ele explica que precisou adicionar áudios ao vídeo (que não são desta erupção) na pós-produção. Confira:

As informações são do Your Wheater.

Sair da versão mobile