Drone chinês que bate asas quebra recorde mundial de duração de voo
Um grupo de pesquisadores da Universidade Beihang, na China, acaba de quebrar o recorde mundial de maior duração de voo de um ornitóptero – uma espécie de drone que voa batendo suas asas mecânicas.
O equipamento é alimentado por uma bateria de íons de lítio, pesa 1,6 quilo e tem envergadura de asas com dois metros, sendo capaz de atingir uma velocidade de dez metros por segundo.
A quebra do recorde ocorreu em um campo aberto nos arredores de Pequim, quando o drone com asas voou precisamente por uma hora, 30 minutos e 4,98 segundos.
Confira o vídeo do feito:
Segundo a mídia chinesa Xinhua, os recordes anteriores de ornitópteros não ultrapassavam a marca de meia hora. A equipe – liderada pelo pesquisador Zhao Longfei – se candidatou para quebrar o recorde em outubro de 2021.
Zhao afirma que a motivação para otimizar o voo de ornitóptero foi que os recordes anteriores estavam significativamente atrás de outras aeronaves convencionais. Vale lembrar que a ideia do primeiro ornitóptero vem de Leonardo da Vinci, no ano de 1485.
Durante os testes iniciais, a aeronave chinesa não tripulada já conseguiu voar durante 53 minutos. Após a otimização de seu sistema de energia e dinâmica de asa, seu desempenho em voo praticamente dobrou.
Os ornitópteros imitam o voo dos pássaros, morcegos e insetos. Segundo o pesquisador chinês, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia permite desenhar novos modelos inovadores de aeronaves, repelir pássaros próximos de aeroportos e, até mesmo, ajudar a criar sondas para explorar o planeta Marte.