Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um novo drone que é capaz de rastrear a sua própria trajetória e desviar de obstáculos utilizando Inteligência Artificial (IA). O novo gadget também é ágil, alcançando velocidades entre 50 e 70 km/h.

Durante a pesquisa, um drone com quatro hélices recebeu sensores de bordo, sistemas de monitoramento de voo, além de outros componentes para que os dados fossem processados em tempo real. Para a parte IA, foi adicionado o kit de desenvolvimento NVIDIA Jetson TX2, que pode realizar tarefas complexas com uma rapidez suficiente para permitir um voo ágil e, ao mesmo tempo, suave.

Os testes de campo envolveram fazer o drone executar uma ampla variedade de voos, desde aqueles em velocidades mais lentas e constantes, quando em velocidade máxima com o desvio de obstáculos.

Drone tem capacidade de aprender

Na prática, o sistema demonstrou que poderia realizar um rastreamento de trajetória, monitorando continuamente a posição do drone no ar. Além disso, em simulações de realidade virtual, foi observado que o sistema era capaz de aprendizado, com o drone melhorando o desempenho de voo com o tempo. No vídeo abaixo é possível ver o equipamento em ação:

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia poderá ser utilizada, por exemplo, em operações de busca e salvamento ou mesmo na entrega de mercadorias.

O artigo relatando a pesquisa foi publicado na revista Science Robotics. A equipe também está disponibilizando o software e o hardware em código aberto, permitindo que qualquer pessoa use o sistema.