Quer um drone que voe por mais tempo e a uma distância maior? Simples: coloque uma bateria maior.Porém, isso faz com que ele fique pesado, o que deve reduzir o tempo de voo do drone. É quase um enigma. Parece algo que não tem solução, exceto pelo fato de que conseguiram achar uma forma de fornecer energia sem fio para manter o veículo aéreo voando.

quadcopter-wireless

O doutor Samer Aldhaher, do Imperial College London, criou esta demonstração simples de um drone levíssimo sem bateria voando, movido apenas por um transmissor de energia sem fio abaixo dele.

Há um hardware personalizado funcionando aqui, pois a tecnologia de alta velocidade de comutação de energia causa um desgaste nos  eletrônicos, mas funciona, e é um passo maravilhoso para deixamos de usar baterias nesses aparelhos.

Não dá para esperar que este quadricóptero faça um voo cruzando um país sem baterias. Nesta demonstração, o drone voou apenas 12 centímetros sobre a base de energia, com alguns poucos movimentos laterais.

Há ainda muito trabalho a ser feito e é necessária uma infraestrutura gigante para que este drone consiga, por exemplo, voar dentro de uma sala. A tecnologia de energia sem fio ainda está dando os primeiros passos, mas como vimos na CES no início do ano, ela está sendo desenvolvida — mas não rápido o suficiente.

[YouTube via Hackaday via IEEE Spectrum]