Drones auxiliam bombeiros no combate a incêndios; conheça a tecnologia

Equipamentos contam com sistemas para disparar água; drones podem ser usados para combater incêndios em locais de difícil acesso
Drone apaga incêndio em Portugal (Imagem: Reprodução/Universidade de Coimbra)
Drone apaga incêndio em Portugal (Imagem: Reprodução/Universidade de Coimbra)

Muito além da fotografia e da filmagem, drones também pode servir ao combate a incêndios. Com esses equipamentos, equipes de bombeiros conseguem apagar o fogo com mais eficiência em áreas de difícil acesso, por exemplo.

A tecnologia é explorada em diversos países. O South China Morning Post destaca a tecnologia do grupo XCMG, na China. A solução é operada, inicialmente, por um drone que irá fazer o reconhecimento do terreno.

Depois, outro equipamento é enviado, dessa vez com uma mangueira acoplada para jogar água sobre o fogo e apagá-lo.

Portugal também explora drones para combater incêndios

A China não é o único país a explorar esse tipo de equipamento. A tecnologia também está sendo produzida em Portugal, através de um drone conhecido como Sap.

O funcionamento é parecido. Segundo a BBC, o drone conta com uma mangueira à prova de fogo acoplada. Quando o equipamento é enviado em direção ao incêndio, a água é disparada.

Assim como a solução da empresa chinesa, os bombeiros não precisam se aproximar completamente da área do incêndio. Basta enviar o robô. Esse distanciamento também ajuda a reduzir os riscos de acidente.

Além disso, por ser um equipamento voador, a técnica auxilia no resgate em áreas de difícil acesso. Especialmente em incêndios florestais ou em edifícios altos, situações que exigem uma resposta rápida.

Equipamento da EHang ajuda a combater incêndios (Imagem: Divulgação/EHang)

Equipamento da EHang ajuda a combater incêndios (Imagem: Divulgação/EHang)

Veículo autônomo é adaptado para auxiliar bombeiros

A chinesa EHang também apresentou um veículo aéreo autônomo (AAV, em inglês) para esta finalidade. O dispositivo inteligente, no entanto, vai além de um drone, oferecendo mais funções e garantindo mais “independência”.

Para começar, ele não depende de uma mangueira a pendurada como os demais.

No lugar, o 216F é capaz de carregar 150 litros de água, segundo a fabricante. Além disso, o equipamento possui seis bombas extintoras de incêndio em uma única viagem.

“O 216F usa uma câmera com zoom de luz visível para identificar rapidamente a localização do incêndio; ele então paira precisamente na posição e usa um dispositivo de mira a laser para disparar (em sucessão) um quebra-janelas, as “bombas” extintoras de incêndio e, em seguida, um spray de espuma de combate a incêndios de longo alcance”, explicaram.

Confira o EHang 216F em ação:

 

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas