Se você usa o Mailbox ou o Carousel, prepare-se para dar adeus a eles: o Dropbox, dono dos dois aplicativos, anunciou hoje que irá descontinuá-los no ano que vem, para concentrar seus esforços no seu principal produto, o app de armazenamento de arquivos na nuvem.

O Mailbox foi comprado pelo Dropbox em 2013. O aplicativo de email trazia funções que eram, então, inovadoras, como “adiar” e-mails para que retornassem à caixa de entrada mais tarde e listas de mensagens, tudo numa interface totalmente baseada em gestos.



Já o Carousel foi desenvolvido pela própria equipe do Dropbox e lançado em 2014. O aplicativo trazia ferramentas para criar álbuns e compartilhar imagens, usando as fotos que estavam no armazenamento em nuvem do serviço.

carousel

O Mailbox deixa de existir no dia 26 de fevereiro de 2016 — a partir desta data, o serviço não vai mais funcionar. Você pode exportar seus filtros de mensagens seguindo as instruções deste link.

O Carousel, por sua vez, para de funcionar em 31 de março do ano que vem. Seus álbuns privados já estão disponíveis na seção de fotos do app do Dropbox, e os desenvolvedores prometem que vão lançar uma ferramenta para exportar fotos de álbuns compartilhados e de conversas. Fique atento à central de ajuda do aplicativo.

O Dropbox promete incorporar as principais funções do Carousel a seu app principal. Já o Mailbox vai servir de inspiração para comentários e compartilhamento de arquivos. Muitos apps disponíveis hoje, como o Outlook, da Microsoft, e o Inbox, do Google, já reúnem os principais recursos do aplicativo — como a própria empresa admite, “muitas das inovações do Mailbox estão agora disseminadas pela indústria”. Como o The Verge observa, o desenvolvimento dos dois aplicativos parecia estar em marcha lenta nos últimos meses.

E você, usava algum dos dois aplicativos? Foi pego de surpresa pelo anúncio? Responda nos comentários!

[Dropbox via The Verge]