Duas novas plantas carnívoras são descobertas na Cordilheira dos Andes

Plantas carnívoras estão em uma área protegida da intervenção humana, mas sofrem com os efeitos das mudanças climáticas
Duas novas plantas carnívoras são descobertas na Cordilheira dos Andes
Pinguicula ombrophila. Imagem: Álvaro J. Pérez/Reprodução

Um grupo formado por pesquisadores do Equador, Alemanha e Estados Unidos descobriu duas novas espécies de plantas carnívoras na Cordilheira dos Andes. As plantas com flores pertencem ao gênero Pinguicula, conhecido por digerir pequenos insetos após prendê-los em suas folhas pegajosas.

Os cientistas identificaram as espécies nas cadeias montanhosas do Equador, próximo a fronteira com o Peru. Até então, havia apenas uma planta do gênero conhecida no país. O estudo completo foi publicado na revista científica PhytoKeys.

A primeira espécie recebeu o nome de Pinguicula jimburensis e estava as margens de uma lagoa a mais de 3,3 mil metros de altitude. A segunda, Pinguicula ombrophila, ocupava uma rocha vertical a mais de 2,7 mil metros de altitude. 

Ambas estavam dentro de uma zona conhecida por Amotape-Huancabamba, famosa pelo clima variado e biodiversidade excepcional. No entanto, a população das espécies era bastante restrita. Uma delas, por exemplo, contava com apenas 15 indivíduos maduros

Essas plantas carnívoras ingerem insetos para compensar a deficiência de nutrientes do substrato em que estão crescendo. Isso porque, geralmente, são encontrados em ambientes extremos e desafiadores.

As novas espécies estão em uma região a salvo da interferência humana. Por outro lado, elas podem sofrer os impactos das mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas e menores níveis de precipitação. 

Essas espécies são altamente dependentes de chuva e mais estudos serão necessários para investigar a adaptação das plantas conforme o avanço do aquecimento global.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas