Cultura

“Duna: Parte 2” teve cenas gravadas com lentes da antiga União Soviética

Um post no Reddit mostra o desfoque da lente Helios-44 em uma cena com o Imperador (Christopher Walken) no trailer de "Duna 2"; veja
Imagem: Divulgação/Reprodução Warner Bros.

Sucesso de bilheteria já na pré-estreia, “Duna: Parte 2”, um “espetáculo visual” com fotografia caprichada (leia crítica do Giz Brasil) tem uma curiosidade interessante em sua produção. Além das melhores e mais recentes lentes e câmeras do mercado, seu orçamento de quase US$ 200 milhões incluiu lentes antigas da União Soviética.

Esta semana, a empresa ucraniana IronGlass Adapters anunciou, nas redes sociais, o uso de suas lentes IronGlass x VLFV MKII em “Duna: Parte 2”. O conjunto soviético consiste em seis lentes clássicas da URSS, com sistema de foco híbrido. Além disso, inclui a Helios 44-2, clone de fabricação russa da Zeiss Biotar, segundo o site de fotografia PetaPixel.

“É o segredo mais emocionante que tivemos que guardar por muito tempo. Mas, felizmente, foi finalmente revelado no artigo da Arri Rental, onde Greig Fraser [diretor de fotografia do filme] mencionou que usou lentes IronGlass realojadas junto com lentes Moviecam fornecidas pela Arri Rental” diz a publicação.

Características das lentes soviéticas e uso em “Duna 2”

De acordo com o Kosmo Foto, as lentes soviéticas eram um design clássico de câmera fotográfica de 35 mm, convertidas para uso em cinema pela IronGlass Adapters. Para os experts em fotografia, a lente prime 58 mm f/2 tem um distintivo diafragma de abertura de 13 lâminas e um bokeh perfeito.

A fim de fotografar inteiramente com óptica esférica, Fraser pesquisou as opções de lentes com a fornecedora. “Trabalhei em estreita colaboração com Christoph Hoffsten na ARRI Rental na Alemanha para ajustar e desafinar a óptica”, disse ao site da empresa.

“As Moviecams eram agradáveis ​​e tinham boa profundidade, bem como uma gama muito boa para escolher. Elas ajudaram a criar a textura que eu queria, e o vidro soviético era especialmente adequado para o que estávamos fazendo; usávamos todos eles em harmonia, de forma eficaz”, concluiu Fraser.

Não se sabe exatamente qual das lentes soviéticas realojadas foi usada. No entanto, uma postagem no Reddit mostra o desfoque típico do Helios-44 em uma cena com o Imperador (Christopher Walken) no trailer de “Duna: Parte 2”. Veja a imagem abaixo:

CDN media

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas