Anya Taylor-Joy surpreendeu o público ao aparecer na pré-estreia de “Duna: Parte Dois” em Londres. Até então, a participação da atriz no filme havia sido mantida em segredo e, de acordo com Dennis Villeneuve, foi montada uma grande operação para evitar que a informação vazasse em Hollywood, que, segundo o diretor, é “a cidade mais fofoqueira do mundo”.
Depois de sua participação em filmes como “A Bruxa” a americana de 27 anos teve uma ascensão meteórica em Hollywood, conquistando papéis importantes em grandes produções.
Embora sua participação na adaptação da segunda metade do livro 1 “Duna” tenha sido discreta, sua personagem deve ser uma das mais importantes no terceiro filme, que adaptará “O Messias de Duna”, o segundo livro da série.
[ALERTA DE SPOILER!]
A personagem aparece por poucos segundos na tela em uma visão que Paul Atreides tem após tomar a água da vida — o líquido extraído da bile de vermes da areia — e, na cena, é possível ouvi-la chamá-lo de irmão. Sim, Anya Taylor-Joy interpreta a irmã do protagonista, Alia Atreides, que ainda não nasceu em “Duna: Parte Dois.
Um dos eventos mais importantes do filme é a ascensão de Lady Jessica ao posto de reverenda-madre da irmandade das bene gesserit. Para se tornar uma espécie de sacerdotisa dentro desta organização religiosa é necessário que ela tome esta misteriosa água da vida, o que não teria acontecido se soubessem que ela estava grávida.
Embora Lady Jessica tenha sobrevivido, o feto foi profundamente afetado pelo “veneno sagrado”, que possibilita que as pessoas que o beberam tenham total consciência de quem foram seus antepassados, uma habilidade que a irmã de Paul acaba adquirindo ainda no ventre.
Na obra de Frank Hebert, Alia é descrita como uma criança com a sabedoria de várias gerações. Ela é considerada uma abominação pela irmandade em razão das circunstâncias únicas de seu nascimento e seu aspecto sobrenatural, que causa temor nas pessoas.
Na mitologia de “Duna” as bene gesserit matam todas crianças que nascem nessas condições por conta da vulnerabilidade em resistir às personas de seus milhares de antepassados, que eventualmente podem acabar tomando total controle do corpo.
A luta contra as muitas personalidades de seus antepassados, incluindo o barão Vladimir Harkonnen, é um dos principais desafios de Alia que é uma das personagens mais importantes da série de livros.