Os robôs já estão entre nós. Não andando nas ruas dividindo o espaço com outros seres humanos, mas já faz algum tempo que algumas pequenas máquinas invadiram lares pelo mundo para nos substituirem em tarefas básicas. Como os robôs-aspiradores de pó, que prometem ficar ainda mais eficientes com o anúncio do Dyson Eye 360.

360eye1

A Dyson é uma empresa de equipamentos domésticos que há algum tempo investe em pequenos robôs. O Eye 360, anunciado recentemente no Japão e demonstrado na IFA 2014, é o mais novo deles, com câmeras em 360 graus para mapear uma sala e esteiras de tanque para passar por pequenos obstáculos.

360eye4

Ele funciona junto com um app para Android ou iOS que permite agendar horários para limpeza de casa – o que significa que você pode fazer com que ele aspire o pó da sala enquanto está no trabalho. E, com sua tecnologia de mapeamento de ambiente, ele consegue saber onde está e também calcula a melhor rota para limpar o cômodo no menor tempo possível – o que ajuda a economizar sua bateria, que dura apenas meia hora. Quando está ficando sem forças, ele retorna para a sua estação de recarga. Ou seja, ele só precisa de você para saber o que e quando deve limpar – de resto, faz tudo por conta própria.

360eye2

Ainda não há informações sobre preço do Dyson 360 Eye, e ele ainda demorará um tempo para chegar as lojas. Segundo a Dyson, ele será inicialmente lançado no Japão no começo de 2015, e depois disso em outras partes do planeta.

O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da Samsung