De acordo com Pat Bradley, um dos cinegrafistas que documentaram os testes atômicos dos Estados Unidos durante a década de 1950, As explosões subaquáticas Wahoo e Umbrella foram mais impressionantes do que uma explosão nuclear atmosférica. Assista a este incrível vídeo e ouça ele contar a experiência de presenciar essas explosões a apenas 4 km de distância.

4 km parece uma distância segura para uma explosão subaquática. Mas como eles descobriram, não é. As ondas engoliram por completo um navio cargueiro próximo da zona da explosão. O paredão de água continuou avançando, gerando ondas gigantescas que atingiram a ilha de onde Bradley e seus colegas estavam filmando. A terceira onda, a maior delas, cobriu toda a ilha. Eles se salvaram subindo rapidamente em algumas palmeiras, carregando o pesado equipamento junto.

A teste nuclear subaquático Wahoo aconteceu em 16 de maio de 1958. O Umbrella, em 8 de junho de 1958. Segundo o Atom Central, essa sequência é parte de uma nova versão em alta definição de Atomic Filmmakers. [Atom Central]