Em entrevista concedida ao Wall Street Journal, o vice-presidente de marketing global da Apple, Greg Joswiak, confirmou que a empresa fabricará iPhones com porta USB-C. Quando questionado sobre a legislação recém-aprovada pela União Europeia sobre padrão universal de carregamento, Joswiak afirmou que a gigante da tecnologia terá de cumprir.
Embora tenha confirmado que a mudança deve ocorrer, Joswiak deu a entender que a empresa fara a alteração para evitar sanções e não por vontade própria. Na entrevista argumentou que, conforme a mudança no padrão de carregamento for acontecendo, os cabos lightning ficarão inúteis, o que, segundo ele deve aumentar, consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico no planeta.
Apple’s Craig Federighi and Greg Joswiak (@gregjoz) join @JoannaStern at #WSJTechLive to discuss products, privacy and power at the tech giant https://t.co/fNo2JGwMB4 https://t.co/aGrTlZrUo4
— The Wall Street Journal (@WSJ) October 26, 2022
A declaração concedida ao WSJ reforça ainda mais os rumores de que a mudança deve acontecer já na linha de iPhone 15, com lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2023. No entanto, Joswiak não divulgou nenhum detalhes de quando o padrão USB-C chegará aos iPhones.
A lei aprovada pelo parlamento europeu entra em vigor em 2024, mas algumas informações supostamente vazadas revelam que a administração da Apple não quer esperar até lá para implementar o USB-C em todos os seus aparelhos móveis. Além disso, esses rumores dizem que a mudança deve acontecer a nível global, já que países na América Latina, América do Norte e Ásia discutem suas próprias regulamentações sobre padrão de carregamento.
A Apple já começou a mudança em alguns modelos de iPad, e antes da confirmação de Joswiak, já era de conhecimento geral que a mudança também chegará aos iPhones, mas nunca havia sido confirmada por funcionários do alto escalão da empresa. No entanto, rumores indicam que a Apple planeja remover todas as entradas do aparelho — porta para carregamento e bandeja SIM, que já foi retirada de alguns modelos de iPhone — e investir em sistemas de carregamento sem fio, mas ainda não se sabe quando a empresa irá começar a mudança.