e-SIM: se comprar o iPhone 14 nos EUA vai funcionar no Brasil?
No dia 07 de setembro a Apple lançou o iPhone 14 e, como alguns rumores já indicavam, a versão americana do aparelho vem sem bandeja para cartão SIM. Nos EUA o celular tem suporte apenas para e-SIM, enquanto em alguns outros países, incluindo o Brasil, ainda terá bandeja para chip físico.
O e-SIM, ou chip virtual, está integrado diretamente ao hardware do dispositivo, mas seu funcionamento não se difere em nada dos chips comuns. Na verdade, eles são até mais vantajosos, uma vez que podem armazenar até oito linhas, e também mais seguros, já que não podem ser removidos indevidamente por terceiros. No caso do iPhone 14, o e-SIM pode ter até duas linhas funcionando simultaneamente.
Mas a pergunta que não quer calar é: um iPhone 14 comprado nos EUA funciona no Brasil?
O iPhone 14 pode funcionar em qualquer região que tenha operadoras aptas a trabalhar com e-SIM. Embora a tecnologia seja pouco conhecida, todas as principais operadoras de telefonia do Brasil já possuem suporte para o chip digital. Além disso, a Apple não tem nenhuma restrição regional para o uso da versão comercializada nos EUA.
A expectativa é que no futuro a Apple elimine a bandeja para SIM físico dos seus iPhones. Alguns rumores indicam que a gigante da tecnologia pressionou algumas operadoras pelo suporte ao e-SIM. Considerando a influência e capacidade da Apple em criar tendências no mundo da tecnologia, é possível que outras fabricantes também comecem a investir na tecnologia, o que deve popularizar mais os chips virtuais.
Confira mais notícias:
iOS 16 é lançado com bugs e vira meme. Por que não atualizar o iPhone?
iPhone 14 traz vidro traseiro removível para facilitar consertos e reparos
Apple: vídeo mostra iPhone 14 Pro Max sendo desmontado; assista