É só impressão: a Lua não muda de forma e tamanho; veja

Nem tudo que reluz é ouro e a Lua é a prova "viva" desse ditado. Entenda o fenômeno que faz o satélite "mudar" de formato e tamanho
lua
imagem: Pixabay / reprodução

Todo mundo sabe que a  Lua “muda de forma” quatro vezes ao mês, são as conhecidas “fases”. Além desses ciclos, em alguns momentos também é possível vê-la maior que o normal, como se estivesse mais perto da Terra.

Mas você sabe o motivo desses fenômenos acontecerem? Por que ela muda de tamanho e como acontece a mudança de fases? O Gizmodo Brasil te explica rapidinho.

Fases

Essa informação pode ser um baque para os que gostam desse grande fenômeno iluminado, mas é só impressão! Ela não muda nunca.

A Lua não tem luz própria, esses formatos se dão pela quantidade de luz que o sol reflete no satélite.

Nós só vemos a Lua porque ela é iluminada pelo Sol. Simplificando, a Lua está na órbita da Terra e durante essa rotação ela não recebe a luz do Sol e assim vai progredindo durante o tempo necessário e recebendo a luz de acordo com sua localização.

E, ao receber essa iluminação, vai se formando as fases que tradicionalmente conhecemos como: Lua nova, minguante, crescente e cheia.

  • Cheia

Quando a fase é de Lua cheia, significa que o sol está iluminando totalmente a face virada para à terra.

  • Minguante

Já a fase minguante é quando a maior parte da Lua não recebe luz, e nós só enxergamos um formato de C ao contrário.

  • Crescente

A fase crescente da Lua significa que ela está voltando a receber luz, mas do lado contrário da minguante, ela não está totalmente iluminada, mas já aparece mais da metade.

  • Nova

E a Lua nova é quando ela está entre o Sol e a Terra, é quando a vemos “apagada”. Isso significa que ela está “de costas” para o Sol e recebe pouca luz.

Ou seja: a Lua não muda o formato, suas fases se dão pelo posicionamento e luz que ela recebe do Sol.

Mudando de tamanho

Outro acontecimento que sempre chama a atenção é quando a Lua parece estar maior, mais brilhante e perto da Terra. Na verdade, isso não é real. Apesar de parecer, a Lua não muda de tamanho, esse fenômeno também tem a ver com as fases e em qual posição ela está em relação ao Sol.

Caso ela esteja com sua face totalmente iluminada, nossa visão tem a sensação de aproximação, como se ela estivesse mais perto, mas isso não passa de um truque de ótica.

Eclipse lunar

Uma das coisas mais legais de observar é o eclipse lunar, para os apaixonados pela Lua esse é um grande evento.

Então se você nunca viu, ou já viu muitas vezes e deseja ver de novo, anota aí que no próximo dia 16 de maio acontecerá um bem bacana, segundo as previsões.

Esse será um eclipse lunar total, ou seja: quando o sol fica totalmente sob a Lua. Esse será um dos únicos dois que acontecerão esse ano.

Ele poderá ser visto nas Américas, Oceano Atlântico, Centro-leste do Pacífico e na maioria da África.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas