e-Fuel, conheça a gasolina que não depende do preço do petróleo

Startup no Chile desenvolveu combustível sintético carbono neutro e que promete colocar fim à dependência do petróleo
e-Fuel, conheça a gasolina que não depende do preço do petróleo
Imagem: Unsplash/Reprodução

Com o vai e vem no preço da gasolina, cresce em todo o mundo um movimento preocupado em criar alternativas mais sustentáveis (e baratas) para o combustível proveniente do petróleo. Uma empresa chilena, por exemplo, desenvolveu o e-Fuel, que promete ser um substituto viável para a gasolina convencional.

Inclusive, ele pode ser utilizado em motores de carros, navios e aviões atuais, sem a necessidade de modificações tecnológicas.

O novo combustível é uma criação da HIF (Highly Innovative Fuels). A produção da gasolina sintética é feita sem utilizar o petróleo, tendo como matéria-prima apenas o ar e a água.

Para isso, são utilizados eletrolisadores, responsáveis por dividir a água em oxigênio e hidrogênio, por meio do uso de energia eólica. A partir daí, o dióxido de carbono capturado da atmosfera é filtrado e combinado com o hidrogênio da água para produzir o metanol sintético, que é convertido no eFuel. O processo é explicado no vídeo abaixo.

A gasolina que não vem do petróleo

Por enquanto, a produção do combustível é considerada cara demais. Porém, ela surge como uma potencial alternativa, por não depender das oscilações da cotação internacional do petróleo. E, no futuro, quando as reservas do combustível fóssil baixarem, o e-Fuel pode dar uma sobrevida aos carros movidos a combustão.

A Fórmula 1, por exemplo, já avalia a adoção do e-Fuel nos seus carros de corrida já a partir de 2025. A ideia é manter a propulsão híbrida de motores já adotada, porém com o novo combustível e mais eletrificação.

A migração para o eFuel também seria interessante sob o ponto de vista ambiental, pois ajuda a frear as emissões de carbono e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Segundo a startup, outra vantagem é que os postos de gasolina convencionais não precisariam ser alterados, pois, os consumidores podem simplesmente acessar as bombas existentes e encher seus tanques da maneira tradicional. Além disso, o eFuel pode ser transportado pelo mundo da mesma forma que outros combustíveis de hoje em dia.

Startup quer produzir 550 milhões de litros de eFuel até 2027

Por mais que as grandes montadoras estejam empenhadas em desenvolver carros elétricos, marcas como Volkswagen, Audi e Bosch estão apostando no desenvolvimento de combustíveis sintéticos e de zero carbono. Recentemente, a Porsche e outras empresas anunciaram o investimento de US$ 260 milhões na produtora chilena.

No final do ano passado, a HIF iniciou oficialmente a produção do eFuel. A expectativa é alcançar durante a fase piloto uma produção de cerca de 130 mil litros da gasolina sintética por ano. A ideia é capturar mais de 25 milhões de toneladas por ano de CO2 da atmosfera, produzindo cerca de 150 mil barris por dia de e-Fuel.

Para os próximos anos, esse montante deve subir até 55 milhões de litros de eFuel até 2025, e alcançar 550 milhões de litros até 2027.

A startup escolheu o norte do Chile para iniciar o projeto, pois esta região conta com ventos que sopram durante cerca de 270 dias por ano. Isso permite manter as turbinas eólicas em plena capacidade. A fábrica também está localizada próximo do Estreito de Magalhães, o que facilita a exportação do combustível.

“[O eFuel] é a nossa resposta ao desafio global das mudanças climáticas e descarbonização, que exige uma solução global, tornando nossa expansão em mercados internacionais uma parte crucial da nossa estratégia”, afirmou César Norton, Presidente e CEO da HIF Global.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

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