Como prometido, o jornal Financial Times mostrou o dedo do meio para a Apple, lançando um webapp em HTML5 em vez de um app para iPad, para ficar com aqueles 30% que a Apple exige de todos que vendam conteúdo através dela para seus iDevices.

O CEO do Financial Times, John Ridding, diz que “o FT Web App oferece aos nossos clientes a flexibilidade e liberdade de escolha com acesso a nosso jornalismo global a qualquer momento, em qualquer lugar, com apenas um login ou assinatura. Em um mundo de complexidade digital crescente, nós quisemos manter o nosso serviço simples, fácil de usar e eficiente, para oferecer a nossos clientes a melhor experiência possível do jornalismo do FT”.

A primeira semana do app será de graça para todos, e vai continuar de graça se você ler até 10 artigos por mês. A partir daí, ele vai custar uma assinatura.

E como o iPad (ou iPhone 3GS/4) não está sempre conectado a uma rede 3G ou Wi-Fi, o webapp também salva artigos para você ler depois. O webapp deve ser adaptado para tablets Android e BlackBerry PlayBook em breve. [Financial Times via TechCrunch]