O redesign do Gmail é muito mais que apenas muito, muito cinza – ele tem visual mais limpo, funcionalmente superior, e provavelmente vai fazer muitos reclamarem irritados. Mas não se preocupe: esta é uma versão melhor. Eis o porquê.

Talvez você já esteja usando o tema Preview no Gmail, disponível desde junho, só que ele traz apenas uma parte das novidades. Mas disso você já sabe: o novo Gmail se parece menos com o Gmail anterior – que, em comparação, era mais colorido e cheio de detalhes. O novo Gmail tem menos cores. Há menos linhas e caixas. Há muito… cinza. Mas acostume-se com o novo visual – que já está disponível no tema Preview há meses. Você logo vai amá-lo: ele é limpo, agradável e amigável. E há benefícios imediatos no novo Gmail.

A nova busca é bem inteligente: em vez de aprender comandos do Gmail para filtrar certos assuntos ou mensagens com anexos, tudo pode ser acessado direto da barra de busca. E se você buscar pela mesma coisa várias vezes, dá pra transformar uma busca em um filtro com apenas um clique.

Os e-mails, agrupados em conversas, estão extremamente legíveis, parecendo – como nota o Google – mais com mensagem instantânea que com uma sequência de emails. Isto é ótimo. As fotos dos contatos na barra que separa cada e-mail são um toque interessante.

Você pode ajustar a “densidade da informação” – quanto espaço deve haver entre as coisas na interface – para agradar seus olhos. Isto parece algo mínimo, só que facilita a leitura dos seus e-mails sem dores de cabeça.

A barra lateral, com chat e marcadores (labels), agora é ajustável: você pode fazer uma dominar o espaço da outra se preferir (ou colocar o chat na direita no Gmail Labs).

Vai levar algum tempo para nos acostumarmos a tudo isso – menos se você já usa o tema Preview – mas ao contrário das muitas mudanças arbitrárias do Facebook, eu acho que você vai aceitar esta mudança mais rápido, e por um bom motivo.

E quando tudo isso chega? O Google avisa que, em alguns dias, você terá a opção de mudar para o novo Gmail no canto inferior direito da interface. [Gmail Blog]