“Elden Ring”: 7 coisas que você precisa saber do jogo mais popular de 2022
Elden Ring, novo jogo do diretor de Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, foi lançado há menos de um mês, mas já se tornou um fenômeno de popularidade. Além de ser um dos jogos mais esperados da comunidade gamer para este ano, Elden Ring está com ótima pontuação no Metacritic e OpenCritic, sites de crítica de games.
O jogo é um RPG de mundo aberto ambientado no reino das Terras Intermediárias, após a destruição do anel “Elden Ring” e a separação de seus fragmentos, as Grandes Runas. Os jogadores devem atravessar o reino para encontrar todas as Grandes Runas, restaurar o Elden Ring e se tornar um Elden Lord.
Vale lembrar que o título, desenvolvido pela From Software e publicado pela Bandai Namco, está disponível para PC, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One e Xbox Series X/S, custando R$ 299,90 nos consoles e R$ 249,90 para PC (Steam).
Pensando nisso, separamos 7 coisas importantes que você precisa saber sobre Elden Ring, o jogo mais popular de 2022. Confira abaixo.
1 – Dificuldade
Elden Ring se passa em um mundo totalmente novo, não conectado às terras de Dark Souls ou Bloodborne. É um grande reino conhecido como The Lands Between e, ao contrário dos jogos anteriores da From Software, é um grande mundo aberto.
Apesar de se passar em um universo diferente, o título ainda é um “primo” de Dark Souls e sua trupe. Por isso, tem um nível de dificuldade super difícil — principalmente para gamers menos experientes. Uma coisa para saber, então, é que você vai morrer muitas vezes mesmo, e que precisa insistir se quiser ter sucesso.
2 – Classes
No RPG, os jogadores podem optar por uma determinada classe para concluir a jornada. São 10 classes ao todo, incluindo Astrólogo, Bandido, Herói, Prisioneiro, Samurai e Miserável — esta última considerada a mais difícil. Cada tipo possui níveis de atributos específicos, que ditam as armas, armaduras, feitiços e estilos de luta utilizados pelo jogador.
Porém, é importante saber que, antes de conhecer as classes de Elden Ring, é preciso entender o que cada atributo proporciona ao personagem. Cada tipo de jogo se dá melhor com uma classe diferente. Cabe a você encontrar a que te deixa mais confortável.
3 – Elden Ring é um jogo pesado
Elden Ring é um jogo pesado e, por isso, não roda em todas as máquinas — principalmente as mais antigas. Obviamente, quanto mais acima dos requisitos necessários a sua máquina estiver, mais recursos gráficos e de performance você poderá habilitar.
Confira o que é necessário para rodar o game na sua máquina:
Requisitos Mínimos
- OS: Windows 10
- Processador: Intel Core I5-8400 ou AMD Ryzen 3 3300X
- Memória: 12 GB RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060, 3 GB ou AMD Radeon RX 580, 4 GB
- Armazenamento: 60 GB
- DirectX: DirectX 12
Configuração Recomendada
- OS: Windows 11/10
- Processador: Intel Core I7-8700K ou AMD Ryzen 5 3600X
- Memória: 16 GB RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070, 8 GB ou AMD Radeon RX Vega 56, 8 GB
- Armazenamento: 60 GB
- DirectX: DirectX 12
4 – Tempo necessário para zerar Elden Ring
São necessárias 30 horas de jogo, em média, para concluir a campanha principal de Elden Ring. Como acontece em todo game de mundo aberto, a quantidade de tempo pode variar de acordo com as escolhas feitas pelo jogador e também pelo nível de gameplay.
5 – Mapa online
Assim como os outros jogos da FromSoftware, Elden Ring também tem um vasto mapa cheio de novos desafios e segredos, o que deixa os jogadores ansiosos para explorá-lo o máximo possível.
A comunidade de fãs de Elden Ring já é imensa, e alguns jogadores se uniram para criar um mapa interativo do jogo que está disponível no site MapGenie. O mapa contém alguns spoilers, é claro, porque tem todos os cenários do jogo, além de também servir como referência para aqueles que querem encontrar algum chefe, NPC ou itens específicos.
O site MapGenie divulgou o mapa em seu Twitter e, segundo eles, a versão inicial traz a localização de mais de 400 itens, chefes, missões, labirintos e pedaços de mapa. Esse número deve aumentar ainda mais em questão de pouco tempo, já que os próprios fãs e jogadores poderão deixar suas contribuições.
6 – Elden Ring tem multiplayer
A nova aposta da FromSoftware poderá ser jogada cooperativamente por até três pessoas em um servidor online. O multiplayer segue o básico do sistema de invocação e invasão de outros jogos do estúdio. É sempre possível contar com um aliado na hora de enfrentar um chefe, o que promete ajudar nas desafiadoras Legacy Dungeons.
Ainda há a opção de invocar espíritos de inimigos mortos como aliados durante uma batalha, que podem distrair outros adversários e abrir caminho para ataques.
7 – Gameplay
A FromSoftware é creditada pela criação do subgênero dos videogames, chamado de souls-like — herança do Dark Souls. Assim como outros títulos classificados como tal, Elden Ring irá apresentar batalhas desafiadoras, que exigem muita prática e determinação para serem dominadas.
Para ajudar na exploração e nas batalhas, jogadores contarão com novos botões de ação, um dedicado ao agachamento e outro para pulos. Agachar-se abre espaço para abordagens furtivas, testadas pela FromSoftware no jogo Sekiro. Com o pulo, é possível tirar proveito do mapa aberto e da vegetação como esconderijo, a fim de eliminar oponentes de maneira silenciosa. Ainda é possível pular por cima de um inimigo para quebrar a defesa. Confira no gameplay abaixo: