Eleições 2022: app e-Título bate recorde de downloads na App Store e Google Play
O e-Título já se tornou o aplicativo mais baixado na App Store e Google Play no Brasil. Na última semana, a plataforma ganhou mais de 2,5 milhões de usuários ativos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Até agora, quase 30 milhões de eleitores brasileiros atualizaram o título eleitoral digital. Só neste ano foram mais de 13 milhões de downloads.
O aplicativo substitui o documento em papel e pode ser usado como identificação, desde que atualizado com foto, na hora da votação. Mas atenção: isso é só possível aos eleitores que realizaram o cadastro biométrico.
A tecnologia está em operação desde 2018 e é 100% gratuita. Ali é possível ver os locais da votação, pedir justificativa de ausência, emitir certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Não deixe para a última hora
O TSE orienta que os eleitores não deixem para baixar o app na última hora para evitar dificuldades de acesso. No próximo domingo (2), dia das eleições, o órgão suspende a emissão do e-Título e só volta a liberar o sistema na segunda-feira (3).
O mesmo acontece no segundo turno, marcado para 30 de outubro: só será possível tirar a via digital do título até a véspera – ou seja, 29 de outubro.
A plataforma funciona nos sistemas Android e iOS. Para fazer o download na App Store ou Google Play, siga esses passos:
- Vá até a loja de apps do seu celular ou tablet
- Digite “e-Título” na busca
- Clique na opção “Instalar” ou “Obter”
- Concluído o download, abra o app e concorde com os termos de uso
- Preencha informações como nome, CPF, nome da mãe e data de aniversário
- Clique em “Entrar no e-Titulo”
- O app vai apresentar uma série de perguntas. Veja a que está correta e confirme as informações pessoais para autenticar o login
- Crie sua senha
- Pronto, o app está ativado e pronto para ser usado nas eleições
Eleições 2022
Neste ano, as urnas ficam disponíveis para votação das 8h às 17h do horário de Brasília em todo o país. Isso significa que cidades com fusos diferentes deverão se adequar ao horário da capital. A divulgação dos votos começa às 17h em todo o país.