A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, conseguiu concluir com sucesso o quarto teste de voo da Starship nesta quinta-feira (6).
O voo durou cerca de uma hora e terminou com o pouso suave da Starship no Oceano Índico. O voo, que não tem passageiros, foi lançado da base aérea da SpaceX no Texas, nos EUA.
Apesar do sucesso, as altas temperaturas da reentrada fizeram parte da nave se quebrar, danificando até mesmo a câmera usada para transmitir o voo. Mesmo assim, Musk usou sua rede social para comemorar e exaltar o trabalho da equipe da SpaceX.
“Apesar da perda de muitas peças e de um flap danificado, a Starship conseguiu pousar suavemente no oceano. Parabéns à equipe da SpaceX pela conquista épica”, escreveu Musk no X (antigo Twitter).
Outro feito comemorado por Musk foi o pouso suave do Super Heavy — o foguete impulsionador da Starship — no mar do Golfo do México. Reveja alguns dos momentos do voo da Starship:
Importância da Starship nos planos de Elon Musk
A SpaceX desenvolveu a Starship para ser a maior nave do mundo. Ela é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária.
Com quase 120 metros de altura (incluindo o foguete propulsor e a nave), o conjunto foi projetado para transportar cargas pesadas e passageiros para destinos além da Terra. Aliás, durante a missão Artemis 3, a NASA pretende usar uma versão modificada da Starship para pousar na Lua.
Em abril do último ano, a nave decolou pela primeira vez da base da SpaceX, mas ocorreu uma falha durante a separação do Super Heavy da Starship. Por questões de segurança, a empresa enviou um comando para explodir o conjunto em pleno ar.
Na segunda tentativa, o Starship explodiu antes de entrar em órbita, perdendo a comunicação com a Terra. Mesmo assim, o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido.
Já em março deste ano, foi a vez do terceiro teste. A nave de nova geração também conseguiu pela primeira vez entrar em órbita, mas não conseguiu fazer o pouso esperado.