Durante um evento com o administrador da NASA, Jim Bridenstine, na quinta-feira (10), o CEO da SpaceX, Elon Musk, declarou publicamente que a agência pode compartilhar a propriedade intelectual da SpaceX com quem quiser – não que a NASA pareça especialmente ansiosa por isso.

Bridenstine e Musk se encontraram na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, em um esforço para aliviar a crescente tensão entre a empresa aeroespacial e a agência federal. A tensão foi tornada pública há duas semanas quando Bridenstine postou uma declaração no Twitter antes da recente atualização de Musk sobre sua nave espacial Starship. O administrador sugeriu que Musk deveria priorizar seu contrato da NASA para enviar astronautas à Estação Espacial Internacional na Crew Dragon da SpaceX.

Musk respondeu ao tuíte durante uma entrevista à CNN, dizendo: “Ele disse tripulação comercial ou SLS?”, Referindo-se de forma irônica ao foguete do Sistema de Lançamento Espacial da NASA, cujo desenvolvimento foi adiado por anos.

Bridenstine respondeu à piada durante uma entrevista para a Atlantic. “Bem, não acho que seja útil”, disse o funcionário da NASA. “SLS, essa é uma missão totalmente diferente. O SLS está indo para a lua. Então, eu não sei por que comparar os dois”.

Lado a lado na quinta-feira (10) para fornecer atualizações sobre seu programa de tripulação comercial, Musk e Bridenstine pareciam interessados ​​em amenizar a tensão, trocando elogios e enfatizando seu objetivo comum.

Talvez como um ramo de oliveira ou como uma maneira de mostrar que ele é o mocinho, Musk lembrou a Bridenstine que a NASA pode compartilhar a propriedade intelectual da SpaceX com qualquer pessoa.

Como aponta o TechCrunch, Musk levantou a questão duas vezes. “Tenho sido muito claro com Jim que quaisquer dados da SpaceX não devem ser considerados proprietários”, disse Musk durante a seção de perguntas e respostas. “Ele pode ser usado por qualquer um de nossos concorrentes…sem nenhum custo”.

Musk reiterou o argumento mais tarde: “Quero deixar claro: a NASA pode compartilhar toda a nossa propriedade intelectual com quem quiser”.

Bridenstine respondeu agradecendo a Musk, mas esclarecendo que existem razões pelas quais a NASA precisa ser cautelosa sobre com quem compartilha informações. “Existe uma propriedade intelectual que é do interesse da nação que não podemos compartilhar com pessoas ou com países que não teriam o mesmo interesse que nós”, disse Bridenstine, de acordo com o TechCrunch.

Enquanto Musk parece estar se apresentando como um visionário que deseja que suas inovações proliferem para que os humanos possam explorar o universo, a NASA teve que lembrá-lo de que o governo está mais preocupado com outras pessoas na Terra que desejam usar essa tecnologia para objetivos que conflitam com os interesses americanos.