Quem é o ultrarrico mais maluco de todo o mundo? Elon Musk. Elon Musk é o ultrarrico mais maluco de todo o mundo.

O brainstormer tecnológico profissional revelou durante uma apresentação de TED Talk, nesta sexta-feira, um vislumbre animado do que o seu novo projeto de túneis, The Boring Company, poderia um dia criar. Parece uma corrida de carrinhos de autorama pós-apocalíptica acontecendo abaixo da cidade de Los Angeles, protegendo os donos da Tesla da radiação sendo bombardeada na superfície no início do inevitável dia do juízo final. Mas parece bem legal!

• As pessoas já estão economizando para viajar para o espaço
• Elon Musk quer foguetes completamente reutilizáveis, mas isso não será fácil

Pense nisso como um futuro livre de trânsito e luz do sol. Na superfície, explicou Musk, carros dirigiriam em dispositivos semelhantes a trenós, que desceriam às entranhas da Terra, onde a Boring Company, de Musk, construiu uma vasta rede de túneis. De lá, aparentemente, os trenós se conectariam com uma pista que manda os carros rapidamente através dos tubos, em velocidades acima de 193 km/h. Também não haveria necessidade de se preocupar com batidas, já que um supercomputador (em algum lugar) poderia dirigir o tráfego cuidadosamente, para que cada carro e trenó naveguem em uma distância segura mas eficiente um do outro. Quando tudo estivesse dito e feito, você conseguiria ir de Compton a Malibu em, quem sabe, talvez alguns minutos.

Chamar isso de sonho impossível seria tanto ousado quanto incrivelmente correto. O próprio Musk admitiu meses atrás que ele e sua Boring Company “não fazem ideia do que estão fazendo“. Construir um vasto labirinto de túneis e tubos abaixo de Los Angeles não só é algo repleto de desafios regulatórios como também seria um pesadelo de engenharia de, bom, proporções apocalípticas. O que vemos em sua demonstração muito bem animada em computador é melhor descrito como “a fantasia de um louco” do que como um conceito factível.

Mas, ei, já avisamos: Elon Musk é o ultrarrico mais maluco de todo o mundo. Você tem que lhe dar crédito por desempenhar esse papel com confiança.