Elu/delu: Instagram libera recurso que identifica pronomes no Brasil
A partir desta quarta-feira (4), mais usuários do Instagram poderão incluir seus pronomes de tratamento na “bio” de seus perfis. O recurso já estava disponível em língua inglesa desde 2021, mas agora foi liberado para português e espanhol.
Isso significa que usuários brasileiros poderão se identificar com pronomes femininos (ela/dela), masculinos (ele/dele) e neutros (elu/delu). O objetivo da ferramenta, de acordo com a rede social, é ajudar a “construir um ambiente seguro e acolhedor” para os usuários.
“Observamos que os pronomes já eram incluídos de diferentes formas no perfil, como no nome de usuário ou na própria descrição da bio. Pensando nisso, desenvolvemos um campo específico para os pronomes, oferecendo essa opção para quem se sente confortável e deseja preenchê-la”, disse o Instagram, em nota.
Como mudar o pronome no Instagram
Para acrescentar os pronomes em seu Instagram, abra seu perfil e vá para “Editar perfil”. Com o aplicativo atualizado, entre em “Pronomes” e digite em “Adicione seus pronomes”. Você também pode alterar o idioma em que eles são exibidos — há 14 disponíveis. Ainda é possível definir se os pronomes se ficarão visíveis apenas para seguidores ou para todos. Por fim, basta concluir a alteração.
A opção por escolha de pronomes já é utilizada por outras plataformas, como a rede social profissional LinkedIn. O Facebook já permite a identificação de usuários com o gênero não-binário desde 2015.