Quem deixou um email na página do Flipboard para Android recebeu (ou receberá logo) uma mensagem para baixar o app. Colocamos as mãos nele e… bom, é o velho Flipboard do iOS, agora no sistema do Google.

O app do Flipboard para Android ainda não está disponível publicamente porque é um beta — isso é bastante enfatizado no email, que pede fervorosamente para que as pessoas deem feedback. Nos poucos momentos em que o usamos, porém, ele se comportou dentro do esperado: responsivo, rápido e bem feito. Tal qual no iPad e iPhone.

Todas as funcionalidades, como login/interação com redes sociais, escolha de canais e sites e a conta Flipboard, que harmoniza a experiência através de dois ou mais dispositivos, estão lá. A apresentação é idêntica à do iPhone, ou seja, com navegação vertical. As configurações trazem sincronia com vários apps (Twitter, Facebook e os do tipo “leia depois”, inclusive e estranhamente o Instapaper, app que não existe no Android). Outra opção bacana é o modo tela cheia.

Não dá para saber quando o Flipboard para Android, que teve um período de exclusividade para o Galaxy S III, chegará à versão final e, consequentemente, ao restante dos usuários. De qualquer modo, os mais ansiosos podem deixar seu email no site para receber a versão beta se ainda não o fizeram. [Flipboard]