_Cultura

Em meio a acusações de discriminação, Globo de Ouro anuncia lista de indicados

Os vencedores do Globo de Ouro 2022 serão anunciados em 9 de janeiro, em cerimônia que não será televisionada pela primeira vez em muitas décadas

Globo de Ouro

Imagem: Reprodução

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou os indicados ao Globo de Ouro 2022 nesta segunda-feira (13). A cerimônia acontece no dia 9 de janeiro, mas o formato da cerimônia não está claro.

No início deste ano, a emissora NBC descartou os planos de transmitir o jantar de premiação em Beverly Hills após uma polêmica relacionada à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), que escolheu as estatuetas.

A mudança é em decorrência da denúncia, ainda em 2021, de que não havia nenhuma pessoa negra entre os 80 membros da HFPA, responsável pela votação dos indicados e vencedores do Globo de Ouro. A apuração foi feita pelo jornal Los Angeles Times

Outras denúncias

Além das acusações de racismo, foi revelado que vários integrantes da HFPA aceitavam presentes e estadias luxuosas em hotéis oferecidas pelos estúdios, que faziam campanha pela indicação de seus títulos no Globo de Ouro. 

Por isso, a HFPA recebeu acusações de racismo, sexismo, assédio e corrupção. Em maio, o ator Tom Cruise devolveu os três Globos de Ouro que ganhou.

Desde então, a associação fez atualizações e revisões para se tornar mais inclusivo depois de enfrentar boicotes em Hollywood. Foram acrescentados 21 membros, seis dos quais negros, além de proibir presentes e favores, e adotar diversidade e treinamento contra assédio sexual. Agora o grupo tem um total de 105 membros.

Além disso, o rapper Snoop Dogg ajudou a anunciar os indicados, com a promessa de que em 2022 seja uma premiação mais inclusiva. Confira:

Destaques da lista

Entre os indicados, “Belfast” e “Ataque dos Cães” lideram com sete cada. O drama familiar “No Ritmo do Coração”, o filme de ficção científica “Duna” e a biografia de Will Smith sobre o pai de Venus e Serena Williams, “King Richard”, completam a categoria de melhor filme dramático, a principal da noite. 

O drama da HBO “Succession” teve o maior número de indicações para televisão, com cinco. “Round 6” (k-drama que virou sucesso na Netflix) conseguiu três indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor série – drama e lembranças para dois atores. Lady Gaga (que já é dona de duas estatuetas) foi indicada por “Casa Gucci”. Já a Netflix liderou entre os estúdios, ao receber 17 indicações.

Veja os indicados ao Globo de Ouro 2022:

Melhor Filme – Drama

Melhor Direção – Filme

Melhor Ator Em Filme – Drama

Melhor Atriz Em Filme – Drama

Melhor Filme – Comédia/Musical

Melhor Ator Em Filme – Comédia/Musical

Melhor Atriz Em Filme – Comédia/Musical

Melhor Ator Coadjuvante Em Filme

Melhor Trilha Sonora Em Filme

Melhor Atriz Coadjuvante Em Filme

Melhor Canção Original Em Filme

Melhor Filme Estrangeiro

Melhor Filme De Animação

Melhor Ator Em Série De Tv – Drama

Melhor Série De TV- Drama

Melhor Atriz Em Série De TV – Drama

Melhor Série De TV – Comédia/Musical

Melhor Ator Em Série De TV – Comédia/Musical

Melhor Atriz Em Série De TV – Comédia/Musical

Melhor Série Limitada, Série Antológica Ou Telefilme

Melhor Roteiro Em Filme

Melhor Ator Em Série Limitada, Série Antológica Ou Telefilme

Melhor Atriz Em Série Limitada, Série Antológica Ou Telefilme

Melhor Ator Coadjuvante Em TV

Melhor Atriz Coadjuvante Em TV

Vale lembrar que os vencedores do Globo de Ouro 2022 serão anunciados em 9 de janeiro, em cerimônia que não será televisionada pela primeira vez em muitas décadas.

Sair da versão mobile