Em raro ataque contra humanos, leão da montanha mata homem nos EUA
Um leão da montanha matou um homem e feriu o seu irmão em um caso raro em uma área remota em Georgetown, no norte do estado da Califórnia, no último sábado (23), segundo um comunicado do Gabinete do Xerife do Condado de El Dorado. As informações são do The New York Times.
Por volta das 13h13, o irmão mais novo, de 18 anos, ligou para a emergência para relatar o ataque, que o separou do mais velho, de 21. Ele disse que “sofreu lesões traumáticas no rosto”. Paramédicos prestaram socorro ao jovem.
A equipe encontrou o leão da montanha agachado ao lado da vítima. Os policiais dispararam tiros para espantar o animal, mas encontraram o homem já sem vida. O sobrevivente passou por cirurgias devido aos ferimentos. De acordo com o sargento Kyle Parker, no momento do ataque, os irmãos procuravam por chifres de veado perdidos na Floresta Nacional El Dorado.
Guardas e caçadores do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia e um caçador do condado ajudaram a encontrar o leão da montanha. O animal foi sacrificado e seus seus restos mortais foram para um laboratório forense para avaliar seu estado de saúde.
Ataques de leão da montanha a humanos são raros
De acordo com o departamento, ataques como o que matou o jovem são raros. Foram menos de 50 verificados na Califórnia desde 1890, e apenas seis foram fatais. O último ataque fatal de um leão da montanha a um humano no estado foi há 20 anos, em janeiro de 2004. A vítima foi um ciclista de 35 anos em uma trilha em Orange County.
O leão da montanha é conhecido por mais de 40 nomes, segundo a agência, como puma, pantera e tigre vermelho, por exemplo.
Leia também no Giz Brasil: Mortes por ataque de tubarão ao redor do mundo dobraram em 2023.