Mundialmente, o Gmail enfim ultrapassou o Hotmail em número de usuários ativos, de acordo com números internos do Google e, agora, da comScore. Ficamos curiosos para saber qual a situação no Brasil – e aqui, tudo é bem diferente.

No Brasil, o Hotmail ainda ocupa o primeiro lugar, e não deve perdê-lo tão cedo. E mesmo que a Microsoft esteja matando a marca Hotmail, parece que os brasileiros adotaram em massa o Outlook.com.

Os números mais recentes da comScore mostram que o Hotmail tem 27,4 milhões de usuários no Brasil, contra os 9,9 milhões do Gmail. É um quadro bem diferente do que vemos mundialmente, onde o Gmail está em primeiro lugar, seguido de perto pelo Hotmail e pelo Yahoo Mail.

Além disso, o Outlook.com já chega ao top 5 no Brasil, com 3,2 milhões de usuários. E no mundo todo? Segundo a comScore, são quase 31 milhões – ele já está em sétimo lugar no ranking mundial.

Lançado em julho, o Outlook.com nos impressionou: além de ganhar um novo design, ele ficou mais útil e mais prático. É a tentativa da Microsoft de acabar com a marca Hotmail, reconhecendo que ela é um pouco vergonhosa.

Usuários do Gmail

Mas o Gmail pode estar mais à frente do que dizem os números. A comScore mede apenas o uso do e-mail em casas e empresas – não no smartphone, por exemplo.

Como o Gmail está bem integrado ao Android, e há um número enorme de dispositivos Android em uso, é de se esperar que o número total de usuários do Gmail seja maior. Segundo o Google, eram 425 milhões de usuários ativos em junho – este número deve ter aumentado desde então.

Para o Brasil, no entanto, a diferença entre os números do Hotmail e Gmail é tão grande – 27 milhões contra 9,9 milhões – que usuários de smartphone dificilmente cobririam a diferença.

Os números

Veja abaixo os números da comScore sobre uso de e-mail no Brasil e no mundo:

[Obrigado, Ayaan!]