Empresa americana cria tecnologia que produz imagens a partir de descrição

Além de criar imagens do zero, o sistema usa inteligência artificial para adicionar elementos a fotos que já existem. Veja a ferramenta em ação
tecnologia
imagem: OpenAI / reprodução

A empresa OpenAI anunciou seu novo sistema capaz de criar imagens e arte usando apenas descrições de texto. Tudo com o auxílio de tecnologia de inteligência artificial, claro.

Chamado de DALL-E 2, ele é o segundo sistema que o laboratório de pesquisa em inteligência artificial cria para a tarefa. Há cerca de uma ano, a empresa lançava o DALL -E, que fazia a mesma coisa, porém com algumas limitações.

OpenAI publicou alguns conteúdos que mostram como o sistema DALL-E 2 funciona. Ao ler e reconhecer texto, o DALL-E 2 pode combinar “conceitos, atributos e estilos” para criar novas obras de arte.

A IA não precisa apenas criar imagens do zero. Parte de sua força é a capacidade de adicionar elementos a fotos existentes. Por exemplo, ela pode adicionar uma boia de flamingo numa imagem feita de antemão. Como um Photoshop da vida, só que 100% automático.

Foto original

Foto da DALL-E 2

O sistema inteligente ainda pode fazer edições realistas em imagens que já existem se baseando apenas em uma breve descrição do resultado desejado. Além disso, pode adicionar e remover elementos levando em consideração reflexos, sombras e texturas.

“DALL·E 2 aprendeu a relação entre as imagens e o texto usado para descrevê-las. Ele usa um processo chamado ‘difusão’, que começa com um padrão de pontos aleatórios e gradualmente altera esse padrão para uma imagem quando reconhece aspectos específicos dessa imagem”, explicou OpenAI.

Pensando em driblar os “deepfakes”, a empresa limitou a capacidade da IA ​​gerar imagens violentas, com discurso de ódio ou adultas e removeu o conteúdo mais explícito do treinamento do DALL-E 2. A empresa também ressaltou que foram usadas técnicas para evitar a geração de rostos de pessoas reais, incluindo os de figuras públicas.

“Nossa política de conteúdo não permite que os usuários gerem conteúdo violento, adulto ou político, entre outras categorias. Não geraremos imagens se nossos filtros identificarem solicitações de texto e uploads de imagens que possam violar nossas políticas. Também temos sistemas de monitoramento automatizados e humanos para nos proteger contra o uso indevido”, enfatizou a OpenAI.

Por enquanto, a plataforma não está disponível ao público, e a empresa ainda estuda como implantá-la com responsabilidade.

Confira algumas fotos e pinturas criadas pelo sistema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas