Empresa americana é multada em US$ 300 milhões por vender componentes à Huawei

A multa imposta é "a maior penalidade administrativa autônoma" já emitida pela Bureau de Indústria e Segurança (BIS) dos EUA
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Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr/Reprodução

Depois da Microsoft, mais uma empresa americana recebeu uma multa milionário por negociar com a China. A Seagate concordou, nesta quarta-feira (19), com o pagamento de US$ 300 milhões pela venda de discos rígidos para a chinesa Huawei. O valor será pago com parcelas trimestrais de US$ 15 milhões cada.

De acordo com o governo dos Estados Unidos, o envio viola os controles de exportação do país impostos em 2020. A empresa integra uma lista de entidades com conduta considerada hostil à segurança nacional dos EUA.

A Seagate admitiu a violação ao exportar 7,4 milhões de unidades de disco avaliados em mais de US$ 1,1 bilhão para a Huawei entre 2020 e 2021. A empresa ainda firmou um acordo de cooperação estratégica de três anos com a companhia chinesa. Assim, tornou-se sua “fornecedora estratégica”, recebendo prioridade sobre outros fornecedores.

Após a imposição das novas regras, em agosto de 2020, em setembro, a Seagate anunciou que manteria os negócios com a Huawei. Enquanto isso, outros fornecedores da marca, a Western Digital e a Toshiba, interromperam as remessas, como observou a Reuters.

Multa milionária à Seagate

A multa é “a maior penalidade administrativa autônoma” já emitida pela Bureau de Indústria e Segurança (BIS) do Departamento de Comércio dos EUA, segundo a agência. Além disso, “a penalidade monetária de US$ 300 milhões do BIS é mais do que o dobro do que o BIS estima ser o lucro líquido da empresa pelas supostas exportações ilegais para ou envolvendo a Huawei”.

A companhia argumentou à Business Wire que optou pelo acordo com a agência federal devido a “uma série de fatores, incluindo os riscos e custos de litígios prolongados envolvendo o governo dos EUA, bem como o tamanho da penalidade em potencial e o desejo da empresa de se concentrar nos desafios comerciais atuais e estratégia de negócios de longo prazo.”

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

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