Uma atividade bem interessante é parar para pensar na tecnologia empregada e na importância de determinadas criações. Muitas vezes, de algo relativamente simples. Por exemplo no trânsito: sem os semáforos, ele seria muitas vezes mais caótico; sem as faixas de pedestre, muito mais perigoso; agora, e sem o próprio asfalto?
O asfalto existe há mais de cinco mil anos e remodelou a sociedade moderna no quesito integração entre as cidades, escoamento da produção, acessibilidade e melhoria da qualidade de vida. Apesar dele já ser algo comum para quem mora no perímetro urbano das cidades, o asfalto é comumente conhecido como um investimento de alto preço e que só pode ser manuseado por especialistas. Porém, isso não é verdade. Não com a criação da Único Asfaltos.
A Único Asfaltos foi uma das doze soluções selecionadas para participar da segunda edição do programa Braskem Labs e já está há quinze anos investindo em inovação e tecnologia da massa asfáltica e treinamento de pessoas. E, com isso, vem surpreendendo a sociedade ao tornar o asfalto cada dia mais popular e principalmente de fácil manuseio. Com tantos anos de bagagem e experiência, a empresa se inscreveu para a capacitação visando consolidar o modelo de negócio e para entender o impacto do produto.
“O Braskem Labs foi muito enriquecedor porque atingimos os dois objetivos iniciais de quando nos inscrevemos no programa. Conseguimos consolidar ainda mais nosso modelo de negócio, praticando novos processos de vendas e, além disso, com as mentorias pudemos entender até em que ponto nosso produto pode ajudar a sociedade e meio ambiente”, conta Aline Gonzalez, responsável pela expansão comercial da Único Asfaltos.
Por sinal, foram justamente as mentorias que Aline considerou a parte mais importante do programa. “As nossas mentorias abrangeram diversas áreas: marketing, gestão de pessoas, vendas, financeiro, química e plástico, mais especificamente. E, com certeza, foi a parte mais enriquecedora do programa. Ao longo delas, discutimos processos a serem melhorados e modificados dentro destes âmbitos e também o mercado brasileiro. E isso foi muito importante para nós”, aponta Aline.
A Único Asfalto é a primeira empresa que desenvolveu uma mistura asfáltica 100% brasileira. O diferencial da solução é justamente o aditivo químico (polímero) que adicionado aos insumos da massa asfáltica deixa o asfalto menos sensível e proporciona a fixação do produto mesmo nas condições mais adversas, como chuva e temperaturas elevadas. Com o benefício de ser instantânea, a massa não precisa de tempo de secagem, liberando a via imediatamente para passagem de veículos e pode ser armazenada por até 24 meses.
Após o término do Braskem Labs, que contou com quatro meses de capacitação, Aline afirma já sentir grandes melhoras na empresa como um todo. “Evoluímos muito. Tanto a empresa, como a própria solução. Hoje, os organogramas são outros, os processos internos e de vendas são mais eficazes e o modelo de negócio se aperfeiçoou”, relata.
Agora, há praticamente um mês do término do programa e, consequentemente, do pitch da empresa para os investidores e para a banca avaliadora presente no Demoday, a Único Asfaltos já começa a traçar metas para o futuro. “Os próximos passos para a empresa é chegar à marca de 5.870 operações nacionais e, com as mentorias do Braskem Labs, acreditamos que isso seja possível. Foi de fato muito importante participar do programa”, finaliza.
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