Empresário brasileiro relata clima dentro do Boeing que soltou peças nos EUA
Por sorte, nenhum dos 256 passageiros do Boeing 777 que soltou peças incandescentes depois de decolar no Aeroporto Internacional de Newark, Nova York, na noite de quarta-feira (21), viu o que aconteceu do lado de fora do avião.
Os passageiros, a maioria brasileiros, só souberam que havia algo errado quando o piloto anunciou ao microfone que a aeronave passava por problemas mecânicos e precisaria voltar ao aeroporto. O Giz Brasil conversou com um dos passageiros presentes no voo. Acompanhe:
“Não teve tensão. O voo ia normal e o piloto falou que foi avisado pela torre de controle sobre um problema mecânico em uma das turbinas e que precisávamos voltar”, disse o empresário brasileiro Nilton Fernando Trivelato, que estava no voo UA149, que vinha em direção ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Antes do retorno, o piloto informou que a aeronave precisaria liberar combustível, pois o tanque do avião estava muito cheio. “Eu estava em cima da asa. Olhei pela janela e pude ver os jatos de combustível saindo. Mas, fora isso, ninguém viu nada”, relatou Trivelato.
Ainda assim, ele agradeceu por nada ter acontecido. “A sensação é de alívio”, riu ao falar ao telefone.
Segundo Trivelato, os passageiros só tiveram a dimensão de que algo mais grave poderia ter acontecido quando chegaram ao aeroporto e viram pelo menos cinco veículos de resgate aguardando o retorno da aeronave, que pousou em segurança.
“Mas só soubemos disso porque vimos. Até agora, ninguém da United Airlines deu qualquer informação sobre o que aconteceu durante o voo”, disse.
O que aconteceu
Um vídeo registrou várias peças em chamas caindo do Boeing 777 logo depois da decolagem, quando a aeronave terminava de recolher seu trem de pouso.
United Airlines Boeing 777-200 (N787UA, built 1996) emit a shower of sparks shortly after getting airborne on runway 22L at Newark-Intl AP (KEWR). Flight #UA149 to Sao Paulo entered a holding pattern about 70 NM southwest of New York and returned to land safely. @aeroxplorer pic.twitter.com/99sZaSqeJd
— JACDEC (@JacdecNew) September 22, 2022
Depois do incidente, os pilotos mantiveram a aeronave em trajetórias circulares de espera a 7,3 mil metros de altitude por quase 50 minutos. Em seguida, o avião voltou ao aeroporto e pousou com segurança.
O site Aviation Herald apurou que comissários de bordo também teriam visto faíscas saírem do motor e, por isso, optaram por interromper o voo que seguia para São Paulo. Depois do pouso, o voo foi cancelado.
Uma inspeção inicial teria sugerido que o problema mecânico teve relação com uma das bombas hidráulicas. No dia 2 de setembro, a mesma aeronave teria tido a decolagem rejeitada em um voo à Amsterdã por causa de fumaça à bordo.
Passageiros embarcaram às 15h
Os passageiros do voo UA149 embarcaram para o Brasil às 15h (horário de Brasília). Segundo Trivelato, a United Airlines informou cinco horários diferentes de embarque desde o retorno ao aeroporto.
“Eles nos deram macas e estamos aqui desde ontem. Agora, acabou de ter um princípio de tumulto porque uma pessoa precisava de remédio e estão todos nas malas. Outros estavam indo ao velório da mãe e provavelmente vão perder”, relatou o empresário.
Em resposta aos questionamentos do Giz BR, a United Airlines lançou o seguinte comunicado:
“Depois que nossa aeronave teve uma ocorrência mecânica logo após a decolagem, permaneceu no ar para queimar combustível e pousou com segurança. Os passageiros desembarcaram e uma nova aeronave está programada para partir nesta manhã”.