_Inteligência Artificial

Engenheiro usou IA para evitar que seu gato trouxesse animais mortos para casa

Gatinhos podem ser uma fonte inesgotável de fofura, mas alguns deles também são caçadores implacáveis. Era o caso de Metric, o gatinho do engenheiro da Amazon Ben Hamm, que trazia roedores mortos ou muito feridos para casa. Durante o evento Ignite Seattle, Hamm contou como usou a inteligência artificial para solucionar esse problema. Ele usou […]

Imagem: Pixabay

Gatinhos podem ser uma fonte inesgotável de fofura, mas alguns deles também são caçadores implacáveis. Era o caso de Metric, o gatinho do engenheiro da Amazon Ben Hamm, que trazia roedores mortos ou muito feridos para casa. Durante o evento Ignite Seattle, Hamm contou como usou a inteligência artificial para solucionar esse problema.

Ele usou uma câmera com inteligência artificial chamada Amazon Deep Lens para identificar quando seu gato estava trazendo uma presa consigo e impedir que ele passasse pela portinha. Para fazer isso, ele usou ainda uma sistema de fechadura com Arduino.

O engenheiro da Amazon treinou a inteligência artificial da câmera com fotos do gatinho em diferentes situações. Ele precisou de fotos em que o gato não aparecia, além de imagens do gato de costas, indicando que estava saindo; de frente e, por fim, chegando com uma presa em sua boca.

No total, foram 22.995 imagens utilizadas para treinar a IA. Se a câmera identificasse que Metric tinha trazido uma presa, a portinha ficava trancada por 15 minutos e Hamm recebia uma mensagem de texto – além disso, o engenheiro definiu um sistema para doar um dinheiro para a National Audubon Society, que protege pássaros, sempre que o gato trouxesse uma presa.

Segundo Hamm, em cinco semanas desde que o sistema começou a funcionar Metric ficou preso fora de casa injustamente uma vez – uma taxa de erro baixa, considerando que ele já usou a portinha 180 vezes. Por outro lado, ele chegou com presas seis vezes e foi barrado em cinco ocasiões.

Você pode assistir a apresentação de Ben Hamm no Ignite Seattle abaixo. No vídeo, ele explica todo o processo de criação de seu sistema (em inglês):

[The Verge]

Sair da versão mobile