_Tecnologia

Entenda como funciona a “ilha dinâmica” dos iPhones 14 Pro e Pro Max

Solução da Apple torna funcional a área em torno do novo entalhe na parte de cima da tela, que poderia ficar completamente inutilizada

ilha dinâmica

O “hypado” iPhone 14 foi lançado na semana passada, e um detalhe das versões Pro e Pro Max chamou a atenção: o recurso de Ilha Dinâmica (Dynamic Island).

O recurso foi a solução encontrada pela Apple para tornar funcional a área em torno do novo entalhe na parte de cima da tela, que poderia ficar completamente inutilizada. Agora, ela pode cumprir um papel importante na missão de entregar uma boa experiência ao usuário: evitar desbloqueios de tela para situações diversas — como acompanhar em tempo real o placar de uma partida.

A ilha dinâmica ocupa a região em formato de pílula na parte superior da tela que conta com duas pequenas aberturas, uma em formato que se estende na horizontal e outra circular, para a a câmera frontal do aparelho.

https://www.youtube.com/watch?v=WuEH265pUy4

A ilha dinâmica cria um destaque que tem o formato de pílula. Ela é capaz de exibir notificações, alertas de aplicativos instalados no smartphone, chamadas e status de reprodução de músicas na parte superior da tela. Tudo sem que, para isso, você precise desbloquear a tela inicial.

A parte escura pode alterar seu formato para baixo e lados, assumindo um tamanho maior para fornecer informações úteis ou notificações, como nível de bateria, status de reprodução de mídias e chamadas, por exemplo. Para ver as informações de maneira mais aprofundada basta tocar na pílula da ilha dinâmica. Daí, uma tela se abre.

A funcionalidade da Apple fez bastante sucesso durante seu anúncio ao ponto de já ter aparecido em alguns smartphones Android da Xiaomi. Imagens de um tema da MIUI, interface de usuário da empresa chinesa, mostram uma versão Android da função. O tema com a ilha dinâmica da Xiaomi ainda aguarda aprovação da empresa para ser lançado para o grande público.

Sair da versão mobile